Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Negócios e TI

Presidentes da Apple e da Samsung não fazem acordo sobre patentes

21 ago 2012 - 10h27
(atualizado às 10h49)
Compartilhar

Os presidentes-executivos da Apple e da Samsung negociaram mas não chegaram a um acordo sobre a disputa por patentes, declarou na segunda-feira à Justiça um advogado da companhia sul-coreana. A juíza Lucy Koh tinha pedido que os dois se falassem ao telefone pelo menos mais uma vez antes de o júri começar a deliberar nesta semana sobre o caso.

Apple e Samsung se enfrentam em julgamento realizado no tribunal de San José, na Califórnia
Apple e Samsung se enfrentam em julgamento realizado no tribunal de San José, na Califórnia
Foto: Getty Images

Infográfico: Apple e Samsung se enfrentam no tribunal por patentes; entenda

As duas companhias controlam mais da metade do mercado de smartphones do mundo. A Apple acusa a Samsung de copiar o design e alguns recursos do iPad e do iPhone e pede a suspensão das vendas, além de indenização. A companhia sul-coreana, que tenta se expandir nos Estados Unidos, alega que a Apple violou diversas patentes, inclusive de tecnologia wireless.

Executivos das duas companhias participaram da mediação com a juíza norte-americana antes do julgamento, mas Koh insistiu que eles tentassem mais uma vez um acordo.

"Eu vejo riscos para os dois lados", declarou a juíza na semana passada. As partes devem fazer a defesa final na Justiça nesta terça-feira.

O julgamento Apple x Samsung
Um júri formado por 10 pessoas irá decidir se alguma das empresas quebrou alguma patente da concorrente no desenvolvimento de seus produtos. O julgamento do caso no tribunal de San José, na Califórnia, é o primeiro de uma série de processos que as empresas movem contra a outra em 10 países.

A Apple pede na Justiça uma reparação de mais de US$ 2,5 bilhões, alegando que a Samsung se tornou líder no mercado de smartphones copiando o design, as funcionalidades e a aparência geral dos seus produtos. A companhia americana tenta provar ao júri que a sul-coreana quebrou nove de suas patentes no desenvolvimento de mais de 20 produtos, entre eles o smartphone Galaxy S II e o tablet Galaxy Tab 10.1.

Já a Samsung diz que a Apple está tentando reprimir a competição com o bloqueio da venda de seus produtos, diminuindo a escolha dos consumidores para "manter seus lucros historicamente exorbitantes". A sul-coreana alega que a Apple quebrou duas patentes essenciais para transmissão de dados 3G e outras três sobre funcionalidades dos aparelhos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra