Nasa planeja criar uma ferrovia com trens robóticos que flutuam na Lua
O objetivo da agência especial dos Estados Unidos é dar vida a conceitos que parecem ter saído de livros de ficção científica
A Nasa financia o FLOAT, projeto de trens robóticos para a exploração espacial na Lua prevista para a próxima década, como parte do programa NIAC da agência.
A Nasa quer colocar trens robóticos na Lua. Apesar do conceito parecer ter saído de um filme de ficção científica, a agência espacial aprovou o financiamento para mais um estudo a respeito.
O projeto se chama "Levitação Flexível em uma Pista", em tradução livre, da sigla FLOAT (que em português seria flutuar ou levitar).
A ideia passou para a segunda fase do programa Conceitos Inovadores Avançados da Nasa (NIAC, na sigla em inglês), que tem o objetivo de desenvolver projetos "parecidos com ficção científica" para a exploração espacial futura.
De acordo a agência especial, o FLOAT pode se tornar um meio de transporte de materiais na superfície da Lua, e isso poderia acontecer na década de 2030.
No blog da Nasa, o líder do projeto e engenheiro de robótica no Laboratório de Propulsão a Jato da agência, Ethan Schaler, falou que a instituição quer ser a primeira a construir o sistema ferroviário lunar, que vai fornecer o transporte de cargas de forma autônoma e eficiente no nosso satélite.
"Um sistema de transporte robótico durável e de longa vida será crucial para as operações diárias de uma base lunar sustentável na década de 2030”, escreveu.
Como vai ser?
O design inicial da Nasa mostra que o sistema seria composto de robôs magnéticos que “levitam” acima de um trilho, que será feito com filme de grafite com três camadas, para diminuir a abrasão que a poeira da superfície lunar causa.
Os robôs não teriam rodas ou pernas. Além disso, o trilho também teria uma camada com painel solar para gerar energia.
Para realizar o transporte, os carrinhos seriam acoplados nos robôs e teriam a capacidade de se mover a 1,6 km/h e carregar 100 toneladas por dia.
Parte do FLOAT está conectado ao plano de enviar astronautas à Lua novamente, por meio do Projeto Artemis da Nasa. Um dos grandes pontos dessa missão é estabelecer uma base lunar permanente, para colaborar em futuras explorações espaciais.
Outros planos "parecidos com ficção científica" que avançaram para a próxima fase de desenvolvimento incluem telescópios baseados em fluidos e um foguete movido a plasma.