Música em homenagem ao ChatGPT tem dupla sertaneja criada pelo programa
Diogo Tupinambá está por trás da canção "ChatGPT", da dupla sertaneja João Miguel & Pedro Henrique, também feita por inteligência artificial
"Zap", play, stories, Instagram, JBL, Uber. Esses são só alguns exemplos de novas tecnologias que invadiram as letras de músicas sertanejas de sucesso no Brasil nos últimos anos. Mas, será que algum sertanejo alguém já pensou em produzir uma canção sobre a inovação do momento, o ChatGPT?
Foi essa ideia que o produtor Diogo Tupinambá teve para criar a faixa "ChatGPT", da dupla sertaneja João Miguel & Pedro Henrique — mas o nome e a imagem deles também foram produzidas por inteligência artificial (IA).
Em suas redes sociais, ele conta que tudo surgiu a partir de uma conversa descontraída com amigos. A ideia inicial era pedir para o ChatGPT também escrever a letra da música, mas Diogo não gostou do resultado.
Chamou então a sua namorada Maria Luiza e alguns amigos para compor, cantar e mixar a produção. O bot de IA ficou encarregado de nomear a dupla de sertanejos.
Como não tinha a intenção de colocar seu rosto na capa do single, Diogo teve a ideia adicional de pedir para um outro programa de inteligência artificial produzir imagens de cantores fictícios. Ele finalizou o trabalho dando retoques em um app de edição de fotos e subiu tudo no Spotify.
Ouça "ChatGPT", da dupla fictícia João Miguel & Pedro Henrique
Computadores artistas
No ano passado, a obra “Théâtre d'Opéra Spatial” (“Teatro de Ópera Espacial”) foi eleita a primeira colocada no concurso artístico da Feira Estadual do Colorado (EUA), na categoria “artistas digitais emergentes”. Quem fez a inscrição na competição foi Jason M. Allen, mas o autor da obra não era humano.
O “artista digital emergente” era o Midjourney, um sistema de inteligência artificial que cria imagens a partir de frases. O algoritmo é treinado com um banco de dados de milhões de obras feitas por artistas reais.
Assim, quando um humano faz o comando, descrevendo a imagem que quer e até mesmo o estilo desejado, o sistema é capaz de criar uma obra correspondente a essa descrição. Além do Midjourney, são usadas ferramentas como o DALL-E e o Stable Diffusion.