PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Programador clona a própria namorada em plataforma no estilo ChatGPT

Enias disse que usou a namorada como modelo porque está mais familiarizado com o comportamento dela

31 mai 2023 - 12h56
(atualizado às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Desenvolvedor acha que parceiros virtuais vão se tornar realidade
Desenvolvedor acha que parceiros virtuais vão se tornar realidade
Foto: Brett Jordan/Unsplash

O desenvolvedor Enias Cailliau criou um programa de código aberto capaz de "clonar" qualquer pessoa e transformá-la em um namorado virtual por meio de inteligência artificial (IA), o "GirlfriendGPT".

“Vi como uma tonelada de projetos de namoradas de IA surgiram com alguns recursos interessantes. A maioria deles é de código fechado. Isso me fez querer construir uma versão de código aberto para que todos pudessem construir a sua própria", disse ao portal Vice na terça-feira (30).

Como ele fez isso?

  • Cailliau afirmou que, para fazer o programa, ele primeiro criou uma estrutura de modelo de linguagem personalizada para refletir a personalidade de sua namorada;
  • Depois, usou o Bard, serviço de IA do Google, para ajudá-lo a sistematizar os dados;
  • Ele usou o ElevenLabs, um software de conversão de texto em fala de IA, para imitar a voz de sua parceira;
  • Ele também adicionou uma ferramenta de selfie ao código por meio do modelo Stable Diffusion, que converte texto para imagem;
  • Por fim, conectou tudo ao Telegram por meio de um aplicativo chamado Steamship, que também é a empresa em que ele trabalha. 

Cailliau disse que usou a namorada como modelo porque está mais familiarizado com o comportamento e que ela participou em todas as etapas do processo. Desde que lançou o código no GitHub, mais de 500 pessoas marcaram a página

“Eu vejo um futuro em que todos terão companheiros pessoais de IA em seus dispositivos. Será para uma ampla gama de coisas: negócios, diversão, jogos - e sim, casais. A computação está prestes a ficar muito antropomórfica. Ainda não chegamos lá, mas está acontecendo ao nosso redor”, comentou.

Amor ou ChatGPT?

Criar "parceiros feitos de inteligência artificial" tem se tornado corriqueiro à medida que ferramentas como GPT-4 se tornam mais avançadas.

A influenciadora digitial Caryn Marjorie, de 23 anos, criou recentemente versão virtual de si mesma para disponibilizar a quem se interessar em namorar sua versão IA. 

Ela afirma que a CarynAI é uma forma de se aproximar de seus seguidores, oferecendo-lhes conforto e aliviando qualquer solidão que possam estar sentindo.

"Se você precisa de alguém para ser reconfortante ou amoroso, ou apenas quer reclamar sobre algo que aconteceu na escola ou no trabalho, CarynAI sempre estará lá para você”, disse Marjorie à revista Fortune.

A empresa Replika, dona de uma inteligência artificial que interage com usuários de uma plataforma, disponibiliza um recurso que permite "flertes eróticos" e relações sentimentais com seus bots.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade