Microsoft lidou com um pequeno e grande problema no relógio do Windows por 30 anos; no Windows 10 ela pôs um fim a isso
Veja por que ela acabou de removê-lo do Windows 10
Na última atualização do Windows 10 para as versões Home e Pro (a KB5055518), a Microsoft introduziu, sem aviso prévio, uma mudança que indignou seus usuários (ou, pelo menos, os mais atentos aos detalhes): a eliminação dos segundos do relógio no "calendário aberto" (o painel que aparece quando se clica na hora na barra de tarefas).
Embora possa parecer uma mudança pequena, ela tem alguma relevância para o sistema operacional.
O que mudou exatamente?
Faz tempo que o Windows 10 não exibia os segundos no relógio padrão da barra de tarefas. No entanto, até agora, ao clicar na hora, era exibido um painel com um relógio digital que continuava a fornecer informações sobre horas, minutos e segundos.
Com a chegada da atualização KB5055518, essa exibição foi modificada para alguns usuários: os segundos (junto com o restante do relógio) não aparecem mais, e o layout do painel foi redesenhado com uma interface mais limpa... porém também mais limitada.
A mudança ainda não é universal: a Microsoft está testando por meio do que é conhecido como implementação A/B, o que significa que apenas uma parte dos usuários passará (por enquanto) por essa mudança.
No entanto, é um sinal claro de que a Microsoft parece determinada a aproveitar os últimos meses de suporte oficial ao Windows 10 para alinhá-lo esteticamente com o Windows 11 (talvez com o objetivo de tornar a transição forçada para o Windows 11 menos chocante?).
Design criticado
A indignação não advém, no entanto, de um mero "gosto"...
Matérias relacionadas
Transforme o ChatGPT em um expert com comando simples de apenas 6 palavras
Ex-funcionário da C&M Software, preso por ataque hacker R$ 1 bilhão, afirma ser inocente