Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Porta para o inferno" já está aberta

Buraco em chamas aberto há 50 anos é gigante e temperatura pode chegar a 1000°C

30 jul 2025 - 13h17
(atualizado em 30/7/2025 às 09h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Conhecida oficialmente como Cratera de Darvaza, a "porta para o inferno" é uma enorme cratera de gás localizada no meio deserto de Karakum, no norte do Turcomenistão. Com 70 metros de largura e 30 de profundidade, o buraco expele um gás natural sem parar há mais de 50 anos. O apelido, apesar de dramático, é perfeito para refletir o impacto visual que o local provoca, com chamas constantes e um brilho laranja intenso que despertam a curiosidade de turistas e cientistas do mundo todo.

Qual é a origem da "porta para o inferno"?

Com uma imagem tão impressionante, é impossível não se perguntar como a Cratera de Darvaza se formou dessa forma e bem no meio do deserto. Mas por incrível que pareça, a história do surgimento da "porta para o inferno" é ainda mais impressionante que sua aparência. Acredita-se que o buraco tenha surgido na década de 1970, acidentalmente, quando uma expedição soviética perfurava o solo em busca de gás natural.

Durante a expedição, o terreno instável cedeu, formando um grande buraco que libera metano, um gás tóxico que afeta a saúde e contribui para o aquecimento global. Para conter o vazamento do gás, os cientistas decidiram então atear fogo na cratera, acreditando que o incêndio cessaria em poucos dias. No entanto, o fogo nunca parou. É por isso que, desde então, o local segue queimando, criando um espetáculo que, apesar de impressionante, preocupa os cientistas.

Cratera de Darvaza é impressionante e atrai turistas mundialmente

Mesmo localizada em ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Já sabemos qual é o truque da Rússia para multiplicar seus drones: eles vêm da China disfarçados de "unidades de refrigeração"

Nem Rússia, nem EUA: youtuber russo preso nas Filipinas é rejeitado por país de origem e até onde tem green card

Chefe da Nvidia não tem equilíbrio entre vida pessoal e profissional: trabalha 7 dias por semana e não para de pensar na empresa

Elon Musk conquistou algo impensável há alguns anos: transformar a Tesla na fabricante de carros elétricos mais odiada

O rei mais rico do mundo: seu império inclui 17.000 propriedades, 38 jatos particulares e uma coleção de 300 carros de luxo

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade