Largou tudo e foi recomeçar a vida: o que faz japoneses desaparecerem sem deixar rastros?
Vergonha, exaustão e recomeços: entenda por que alguns japoneses escolhem "evaporar" no país
No Japão, todos os anos, milhares de pessoas desaparecem sem explicações. Porém, o desaparecimento não ocorre devido a um crime grave, como sequestro ou homicídio, mas por uma escolha da própria pessoa. Conhecido como johatsu, termo que significa "evaporados" em japonês, esse fenômeno envolve homens e mulheres que abandonam tudo, como emprego, família e identidade, em busca de um recomeço. A prática revela um lado oculto da sociedade japonesa, marcada pela pressão social, pelo peso da vergonha e pela dificuldade em lidar com fracassos.
Entenda o que é o fenômeno do johatsu e como ele funciona
Por mais estranho que pareça, no Japão, milhares de pessoas decidem abandonar suas vidas e "evaporar" no país. É exatamente essa a definição da palavra japonesa johatsu. O termo não se refere ao sequestro ou fuga de um crime, mas de um recomeço planejado pela pessoa, onde a identidade anterior é deixada totalmente para trás.
Para tornar isso possível, surgiram no Japão as yonige-ya, que são empresas especializadas em oferecer suporte à pessoas interessadas no johaysu. Os yonige-ya, que se traduz como "lojas de fachada", oferecem desde mudanças secretas, geralmente realizadas durante a noite, de forma rápida e discreta, até a criação de novos documentos, cartões de crédito e contratos de celular para evitar rastreamento.
Esse tipo de serviços atua bem próximo da fronteira da legalidade, mas são procurados por milhares de japoneses todos os anos. Para contratar um serviço como esse, de...
Matérias relacionadas
Um novo membro dos Vingadores é tão poderoso que até a Marvel o declara um deus
O sonho de perder peso com pílulas está chegando: a ótima alternativa ao Ozempic é o GLP-1