John Giannandrea deixa a Apple: homem que não conseguiu transformar a Siri e gênio por trás da estratégia de IA encerra sua trajetória
Giannandrea inicia aposentadoria após anos à frente da estratégia de IA da Apple Apple Intelligence acumulou atrasos e tensões internas que impulsionaram mudanças Amar Subramanya chega para reforçar os modelos fundamentais e se reportará a Federighi
A Apple anunciou que John Giannandrea, um dos executivos mais influentes em sua estratégia de IA nos últimos anos, iniciará um processo de aposentadoria que terminará em 2026. A empresa explicou que o executivo deixará seu cargo de vice-presidente sênior de Machine Learning e Estratégia de IA, embora continue colaborando como consultor nos próximos meses. Este anúncio ocorre meses após um realinhamento de responsabilidades relacionadas à Apple Intelligence e à Siri.
Giannandrea chegou à Apple em 2018 como uma das contratações mais comentadas, com a missão de reforçar a estratégia de IA e dar um novo rumo à Siri. Sua equipe ficou responsável por áreas como os Modelos da Fundação Apple, o mecanismo de busca interno e pesquisa em machine learning, elementos técnicos nos quais a Apple construiu grande parte de sua estratégia recente. Ele também assumiu a responsabilidade de guiar a evolução da assistente de voz e coordenar projetos de IA que impactavam diversas equipes da empresa.
Projeto com ambição
A Apple Intelligence nasceu como uma profunda renovação da experiência do usuário, mas os avanços não ocorreram no ritmo esperado. O site The Information detalhou que a demonstração apresentada na WWDC 2024 não refletia totalmente os recursos avançados que a Apple havia sugerido e que muitos desses recursos não estavam implementados na época da apresentação. A pressão aumentou quando a empresa confirmou que a nova Siri com recursos personalizados seria adiada para 2026.
As tensões entre ...
Matérias relacionadas
Guerra declarada no Vale do Silício: o acordo da Disney com a OpenAI que pode custar caro ao Google