Wikipédia vai limitar mudanças em verbetes sobre pessoas
A Wikipédia, um dos 10 mais populares sites da internet, foi estabelecida oito anos atrás em regime de experiência, com a esperança de criar uma enciclopédia gratuita por meio de contribuições de voluntários, todos os quais teriam o poder de editar, e presumivelmente melhorar, o conteúdo.
» Queda de contribuições põe em risco qualidade da Wikipedia
» Wikipédia poderá controlar conteúdo publicado no site
» Galeria quer processar Wikipédia por violar direitos autorais
Agora, a versão em inglês da Wikipédia ultrapassou os três milhões de verbetes, e esse espírito de liberdade está a ponto de ser cerceado. Dirigentes da Wikipedia Foundation, a organização sem fins lucrativos sediada em San Francisco que administra a Wikipédia, anunciaram que dentro de algumas semanas a versão em inglês começará a adotar critérios de revisão editorial para os verbetes sobre pessoas vivas.
O novo recurso, sob o nome "revisões aprovadas", requererá aprovação de um editor voluntário experiente da Wikipédia para qualquer alteração promovida por um usuário, antes que esta seja integrada ao verbete. Até que a alteração seja aprovada, ela será mantida nos servidores da Wikipédia mas os usuários serão encaminhados a uma versão mais antiga do texto.
A mudança surge porque os dirigentes da Wikipédia compreendem cada vez mais que o crescimento de sua influência torna necessário transformar a cultura caótica do projeto em algo mais maduro e confiável.
Cerca de 60 milhões de norte-americanos utilizam a Wikipédia a cada mês. Ela serve como ponto inicial de referência para muitas buscas na Web ¿não menos porque suas páginas muitas vezes surgem em primeiro lugar nos resultados de busca do Google, Yahoo e Bing. Desde a morte de Michael Jackson, em 25 de junho, por exemplo, o artigo da Wikipédia sobre ele foi lido mais de 30 milhões de vezes - 6 milhões das quais nas primeiras 24 horas.
"Não estamos mais em um momento que permita simplesmente jogar alguma informação lá para ver se cola", disse Michael Snow, advogado de Seattle que preside o conselho da Wikimedia. "Houve um momento em que a comunidade talvez fosse mais tolerante com relação a informações imprecisas ou de alguma forma adulteradas - quer por simples incompreensão ou porque o autor de um verbete tivesse alguma causa a defender. Mas agora a tolerância quanto a essa espécie de problema se reduziu".
Os novos procedimentos de edição, que passaram a vigorar para a versão alemã da Wikipédia no ano passado, certamente serão discutidos esta semana quando os editores voluntários da enciclopédia se reunirem em Buenos Aires para a Wikimania, sua conferência anual. Boa parte da agenda do evento trata das implicações do tamanho e influência que a enciclopédia conquistou.
Ainda que já há alguns anos a Wikipédia venha impedindo que usuários anônimos editem material, o novo sistema de aprovação transpõe uma barreira psicológica, porque dividirá os colaboradores da Wikipédia em duas categorias - os editores, experientes e confiáveis, e todo mundo mais-, e isso mudará o conceito básico que propeliu o projeto, o de que qualquer pessoa tinha direto a editar verbetes.
Esse direito jamais foi absoluto, e as mudanças de normas são uma extensão de confrontos anteriores entre controle e abertura. Por exemplo, certas páginas populares ou controversas, como as dedicadas à cantora Britney Spears ou ao presidente Barack Obama, funcionam muitas vezes em status "protegido" ou "semiprotegido", o que limita ou até mesmo impede edições do conteúdo.
E por sete meses, a partir de novembro, o jornal New York Times trabalhou com os administradores da Wikipédia para suprimir informações sobre o sequestro de David Rohde, correspondente da publicação no Afeganistão, do verbete sobre ele. O jornal alegava que a censura tornaria mais provável que o correspondente sobrevivesse. Rohde escapou do Taleban em junho, mas o episódio incomodou alguns dos colaboradores da Wikipédia.
O novo sistema surge em um momento no qual estudos recentes apontam que a Wikipédia está perdendo atrativos para os colaboradores esporádicos ou iniciantes.
Ed Chi, do Centro de Pesquisa de Palo Alto, Califórnia, que se especializa em pesquisa para fins comerciais, recentemente concluiu um estudo dos milhões de alterações realizadas na Wikipédia em um mês. Ele concluiu que o crescimento do site (em termos de novos verbetes, novas alterações ou novos colaboradores) se estabilizou em 2007/8.
Para alguns dos colaboradores ativos da Wikipédia, o desdobramento era esperado. Dado o grande número de verbetes, existem menos tópicos a cobrir, e esses novos tópicos nem sempre atraem amplo interesse.Mas Chi também constatou que as alterações promovidas pelos editores experientes tinham maior probabilidade de serem mantidas, enquanto as realizadas por colaboradores esporádicos apresentavam maior probabilidade de remoção. Ele concluiu que "existe crescente resistência a conteúdo novo, na comunidade da Wikipédia".
Para outros observadores, o novo sistema de aprovação implica em que a Wikipédia esteja aceitando, como deveria, as responsabilidades que sua vasta influência acarretam.
"A Wikipédia agora tem a capacidade de mudar o mundo que ela tenta documentar", disse Joseph Reagle, professor adjunto de comunicação na Universidade de Nova York, que escreveu uma tese de doutorado sobre a história da Wikipédia.
Sob o atual sistema, não é difícil inserir falsas informações em um verbete, ao menos por algum tempo. Em março, um estudante atribuiu uma falsa citação ao compositor francês Maurice Jarre, pouco depois de sua morte. A citação terminou incorporada aos obituários dele em diversos jornais. E em 20 de janeiro, vândalos editaram os verbetes referentes a dois senadores norte-americanos adoentados, Robert Byrd e Edward Kennedy, para informar suas mortes.
"O novo sistema está em teste", disse Jimmy Wales, fundador da Wikipédia. "Queremos ver que questões surgem, quanto tempo as aprovações demoram".
Wales começou a pressionar pela necessidade de aprovação depois dos problemas com Kennedy e Byrd. "Nós nos tornamos parte da infraestrutura de informação", ele diz. "Temos uma séria responsabilidade, agora".
Tradução: Paulo Migliacci ME