O Facebook começa a testar, no mês que vem, um sistema de pagamentos semelhante ao PayPal, mas que não exige que o usuário digite as informações do cartão de crédito em sites de terceiros. Segundo o AllThingsD, a maior rede social do mundo permitiria que usuário que já cadastraram um cartão de crédito na página de Mark Zuckerberg usem o mesmo login para fazer compras em aplicativos parceiros.
O primeiro parceiro seria o JackThreads, site de compras para jovens que tem uma boa relação com o Facebook e grande parte de sua receita proveniente de compras feitas através de dispositivos móveis. A empresa estaria de olho em uma fatia particular de usuários da rede social, os gamers, que já informaram as informações de cartão de crédito a Menlo Park para compras de jogos e acessórios para esses.
A intenção do Facebook seria encontrar uma forma de facilitar as compras em smartphones e tablets, avalia o site especializado americano, uma vez que digitar as informações de pagamento nas telas menores, e em geral em locais públicos, pode representar um problema aos consumidores. Se chegar ao público em grande escala, a iniciativa de Zuckerberg concorreria com sistemas como PayPal, Google e Amazon, além de startups como Braintree, Stripe e Klarna.
Para a rede social, a iniciativa também oferece uma visão sobre os hábitos de consumo dos usuários, um dado que poderia ser relevante para a venda de anúncios no Facebook.
Mas, por enquanto, o Facebook está focado em facilitar a finalização da compra, mais do que em se tornar um player no ramo de processamento de pagamentos - que é o segmento do PayPal. A iniciativa, por enquanto, permite que os parceiros da rede social ainda escolham os sistemas de pagamento que lhes convier.
"Soa como um competidor direto do PayPal", resumiu o analista de varejo Sucharita Mulpuru, da Forrester Research, ao AllThingsD. "Temos uma ótima relação com o Facebook e esperamos que isso continue. Nossos clientes adoram usar o PayPal no Facebook", afirmou um porta-voz do PayPal em nota ao site americano.
"Investimos em pagamentos mobile desde 2006, e no último ano 10% do nosso volume total de pagamentos - US$ 14 bilhões - veio de dispositivos móveis. Ainda assim, sempre damos boas vindas a competidores e estamos ansiosos para ver o que o Facebook vai anunciar", conclui a nota da companhia de pagamentos à distância.
Usuários podem fazer compras usando um cartão de crédito ou uma conta do PayPal, mas mesmo nesse segundo caso o Facebook exige que a pessoa digite os números do cartão. As perspectivas para o Facebook são promissoras, avalia o AllThingsD, mas não se sabe ao certo quantos cartões de crédito estão cadastrados com a rede social.
"Ninguém confia a uma rede social suas informações financeiras, e certamente ninguém vai confiá-las ao Facebook", avalia Sucharita, que não acredita que a base de dados do Facebook chegue à marca de 10 milhões de cartões - menos de 0,1% dos usuários da rede. Para a analista, seria mais produtivo que o Facebook tentasse congregar pequenos negócios que hoje usam plataformas menos eficientes, como o e-mail.
"O PayPal funciona bem porque eles têm mais de 100 milhões de contas de pessoas reais que confiaram a ele suas informações. Chegar atrasado no jogo em algo tão complexo quanto pagamentos... seria melhor se (o Facebook) comprasse o Square", opina Sucharita.
Segundo o site especializado americano, a receita do Facebook com pagamentos e outras taxas somou US$ 214 milhões no segundo trimestre deste ano, uma pequena fração do que gera o negócio de anúncios da companhia.
<a data-cke-saved-href="http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/usuarios-facebook/" href="http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/usuarios-facebook/">Tipos de usuários do Facebook</a>
Seção 'Sobre': vá ao seu perfil e clique no link 'Sobre', na barra logo abaixo da sua foto de capa. As informações estão divididas em campos, como 'Trabalho e educação' e 'Informações de contato'. No canto superior de cada caixa há um botão 'editar' com o desenho de um lápis. Lá, é possível alterar quem pode ver as informações
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Seção 'Música': a busca Graph Search também pesquisa por interesses, como páginas, músicas e filmes, entre outros, que você curtiu. Ainda na seção 'Sobre', rolando a barra, você encontrará a caixa de 'Música'. No canto superior direito há um ícone em forma de lápis. Escolha a opção 'editar privacidade' e selecione a opção desejada. Para as opções 'ouvir depois', seleciona individualmente no ícone que aparece na parte inferior de cada imagem, no ícone em forma de mundo ou de duas cabeças. Você pode fazer a mesma configuração para outras seções em 'Sobre', como 'Filmes', 'Séries' e 'Curtir', entre outras
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Posts antigos e posts novos: o Facebook oferece ferramentas para garantir que nada do que você postou no passado acaba sendo público por engano. Vá no ícone de 'Configurações', o último da direita na barra azul superior, e escolha 'Privacidade'. Na guia 'Quem pode ver minhas coisas?', a terceira linha prevê que você altere a privacidade dos seus posts antigos na rede social. Ativando a opção 'limitar posts antigos', todos os conteúdos que forem 'públicos' ou para 'amigos de amigos' passam a ser apenas para amigos. Atenção: se há marcações de pessoas que não são seus amigos, essas pessoas ainda vão poder ver o conteúdo. Na primeira linha, você pode definir quem pode ver os posts que você fizer daqui em diante
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'Registro de atividades': acesse o link 'Registro de Atividades' do seu perfil, no canto direito sobre a foto de capa. Você verá todos os seus posts, comentários, curtir e etc. Você pode alterar a visibilidade dos seus posts - links, atualizações de status e compartilhamentos. Para isso, clique em 'Seus posts' na barra lateral esquerda e altere, uma por uma, a privacidade de cada post
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Posts e marcações de outros usuários: para alterar quem pode ver posts e fotos de outras pessoas, é preciso ir em 'Registro de atividades' e escolher, na barra da esquerda, a opção 'Posts em que você foi marcado'. Ao lado de cada conteúdo há um ícone mostrando a visibilidade.
Não é possível alterar a visibilidade do conteúdo de outra pessoa, mas é possível remover a marcação clicando na opção 'remover/denunciar marcação'. Uma janela pop-up vai abrir perguntando qual a atitude você deseja tomar
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