Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inovação

São Paulo Innovation Week será um evento que abraça a cidade, diz CEO do 'Estadão'

Jornal lançou iniciativa para levar à capital paulista um dos principais eventos de tecnologia e inovação do mundo

15 ago 2025 - 16h58
(atualizado às 19h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O Estadão anunciou nesta sexta, 15, a iniciativa para lançar a São Paulo Innovation Week (SPIW), evento com foco em inovação, tecnologia e negócios, planejado para maio de 2026 na Mercado Livre Arena Pacaembu e na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Para Erick Brêtas, CEO do Estadão, a cidade precisava de um evento que envolva toda a capital paulista.

"São Paulo é um hub de inovação, potência econômica, mas nunca vi um evento que abrace a cidade", afirmou ele durante a apresentação, que ocorreu no último dia da Rio Innovation Week (RIW), "evento irmão" da SPIW que chegou à sua quinta edição neste ano.

Da esquerda para direita: Jerônimo Vargas (cofundador da RIW), Fábio Queiróz (cofundador da RIW), Erick Brêtas (CEO do Estadão) e Eduardo Barella (CEO da Arena Mercado Livre Pacaembu) apresentam o projeto da São Paulo Innovation Week
Da esquerda para direita: Jerônimo Vargas (cofundador da RIW), Fábio Queiróz (cofundador da RIW), Erick Brêtas (CEO do Estadão) e Eduardo Barella (CEO da Arena Mercado Livre Pacaembu) apresentam o projeto da São Paulo Innovation Week
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

"Há muitos eventos de inovação em São Paulo, mas eles são mais nichados. Na Innovation Week, tem donas de casa, estudantes, pessoas da marinha, policiais, pessoas de negócios e profissionais de grandes empresas. O evento com todas as tribos, mistura gente de diferentes origens", afirmou Brêtas.

Para ele, o projeto resgata um papel histórico do Estadão de ir além do jornalismo. Ele relembrou o papel da família Mesquita na fundação da Universidade de São Paulo (USP) e a criação do Teatro Cultura Artística. Assim, trazer o evento de inovação para a cidade seria um novo e importante capítulo para essa história.

"O Estadão e a Innovation Week vão ser sócios nessa empreitada. Não vamos ser parceiros de mídia, vamos ser sócios e correalizadores", disse Brêtas.

Ele também reforçou que a iniciativa faz parte das suas missões na liderança do jornal. "Um dos mandatos que tenho na empresa é ampliar negócios, trazer mais fontes de receita e temos muito carinho pela área de eventos", afirmou o CEO.

Como será a SPIW

O cofundador da Rio Innovation Week, Jerônimo Vargas, conta que a SPIW terá como espinha dorsal temas que conversam com a capital paulista como inteligência artificial, agronegócio, empreendedorismo, indústria e macroeconomia. Ele contou que sentia que precisava ter mais de um evento da família "Innovation Week" no calendário — a edição carioca de 2026 foi confirmada para agosto do ano que vem.

"Não podemos esperar um ano para fazer uma nova edição. Por isso, tomamos a iniciativa de fazer uma edição a cada seis meses do projeto Innovation Week. Escolhemos a cidade de São Paulo", contou Vargas.

Brêtas, ao centro, disse que o SPIW vai abraçar a cidade de São Paulo
Brêtas, ao centro, disse que o SPIW vai abraçar a cidade de São Paulo
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

A projeção é de que SPIW receberá 90 mil visitantes, com 30 mil pessoas por dia. O evento promete 1,5 mil palestrantes, 1 mil startups, 120 expositores e 20 conferências ocorrendo simultaneamente nos mais de 50 mil metros quadrados do espaço.

A escolha do Pacaembu como local do evento se deu pela sua importância histórica e sua nova capacidade após as reformas. "Nos últimos cinco anos, temos feito talvez o maior projeto de restauro do Brasil. Foram R$ 800 milhões investidos em um ativo que foi público por 85 anos e hoje é administrado por um agente privado", disse Eduardo Barella, CEO da Arena Mercado Livre Pacaembu.

"Quando fizemos a visita técnica, tomamos um susto com a estrutura do novo Pacaembu. É realmente um novo Pacaembu. Por isso, temos uma segurança muito grande de fazer o evento. Quando encontramos um lugar aparelhado, a gente dedica mais a nossa energia para a criação, inovação e conteúdo, sem precisarmos nos preocupar com a estrutura", Fábio Queiróz, cofundador e diretor do evento.

Rio Innovation Week 2026

De 4 a 7 de agosto de 2026, será realizada a Rio Innovation Week no Pier Mauá. "Vamos ocupar a cidade do Rio de Janeiro em muitos outros pontos, com a sede no Pier Mauá, mas vamos expandir para a zona sul e para a zona norte. Chegou a hora da cidade respirar de perto a Rio Innovation Week", Queiróz.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade