Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hardware e Software

EUA têm supercomputador mais rápido do mundo após 2 anos

18 jun 2012 - 10h17
(atualizado às 11h00)
Compartilhar

Os Estados Unidos conseguiram liderar a lista dos supercomputadores mais potentes do mundo pela primeira vez desde junho de 2010, quando foram derrotados pela China. A lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo mostram o Sequoia, da IBM, na primeira posição. A máquina está instalada no Laborátório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, e desbancou o japonês K Computer, da Fujitsu. O Brasil tem dois computadores entre os 500.

1 - Estados Unidos - O Sequoia, da IBM, lidera a lista dos supercomputadores mais rápidos do planeta, com capacidade de fazer 20 quatrilhões de cálculos matemáticos por segundo
1 - Estados Unidos - O Sequoia, da IBM, lidera a lista dos supercomputadores mais rápidos do planeta, com capacidade de fazer 20 quatrilhões de cálculos matemáticos por segundo
Foto: Divulgação

De acordo com a BBC, o Sequoia usado em simulações para ajudar a prolongar a vida útil de armas nucleares, evitando a necessidade de testes subterrâneos reais. O computador é capaz de calcular em uma hora o que 6,7 bilhões de pessoas usando calculadoras de mão levariam 320 anos para fazer trabalhando sem parar.

O Sequoia é 1,55 vezes mais rápido que o modelo da Fujitsu, e usa mais de 1,5 milhões de processadores. Em comparação com o modelo japonês, a máquina da IBM tem menos da metade de CPUs. O supercomputador da IBM também é mais eficiente energeticamente do que o segundo colocado. O Sequoia consome 7,9 megawatts, enquanto o japonês Computer K consome 12,6 megawatts.

Apesar de ter garantido a liderança na lista pela primeira vez em mais de dois anos, os Estados Unidos têm apenas três supercomputadores entre as 10 mais potentes da lista. O levantamento anterior, feito em novembro do ano passado, tinha cinco máquinas americanas. China e Alemanha têm dois supercomputadores entre os 10 mais, enquanto o Japão, França e Itália têm um, completando a lista.

O Brasil tem dois supercomputadores na lista. A máquina mais potente do País aparece na 68ª posição e está instalada na Petrobras. O Grifo04 tem capacidade para processar 1 petaflop, ou 1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo. O computador teve um custo de R$ 15 milhões.

Além disso, o supercomputador Tupã, usado para prever situações climáticas no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC, aparece na 79ª posição. O supercomputador era o único brasileiro na última lista, quando ocupava a 49ª colocação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra