"Hackers constroem futuro da música", diz executivo do SoundCloud
- Ismael Cardoso
- Direto de São Paulo
O vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios do SoundCloud, Dave Haynes, afirmou nesta terça-feira, durante palestra na Campus Party Brasil, a importância de desenvolvedores para o futuro da indústria musical. "Enquanto tem muita gente discutindo o futuro da música, os hackers estão construindo esse futuro", disse.
Infográfico: Campus Party está no Anhembi; oriente-se pelo mapa
O executivo da popular plataforma de compartilhamento de música na nuvem também é criador do Music Hack Day, maratona hacker onde desenvolvedores passam 24 horas desenvolvendo novos aplicativos de música.
Para Haynes, o evento é um casamento entre os amantes da música e tecnologia, e os "desenvolvedores são cruciais para o futuro da música". "Eles desenvolvem novas ferramentas para criar novas formas de consumo, interação e descoberta de música", afirmou Haynes.
As novas tecnologias de compartilhamento e consumo de música estão diminuindo o poder dos antigos "gatekeepers", segundo Haynes. Para ele, gravadoras e produtores musicais estão perdendo espaço na indústria. "Os desenvolverdores são essenciais para mudar a forma como descobrimos e interagimos com a música. As possibilidades são infinitas", afirmou.
O Music Hacker Day já teve mais de 3 mil participantes em todo mundo. O Brasil recebe pela primeira vez o evento nesta terça-feira, durante a Campus Party. A partir das 14h15, hackers passarão 24 horas desenvolvendo novas plataformas e aplicativos de música.
Na quarta-feira, às 14h15, os aplicativos serão demonstrados no palco Música. O hacker que desenvolver a melhor plataforma ganha uma viagem para São Francisco, nos Estados Unidos, para participar da Campus Party no Vale do Silício.
Campus Party 2012
A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.
Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local , a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.
A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.
O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus.