Há 3 anos o maior avião cargueiro do mundo era destruído na Ucrânia durante bombardeio russo; reconstrução do Antonov An-225 Mriya pode custar 3 bilhões de dólares
Aeronave batizada como sonho ucraniano representa um orgulho nacional
Os Estados Unidos se orgulham de produzir "as maiores coisas do mundo", seja porções de comidas, veículos imensos e até residências, e essa prática está enraizada na cultura do país. Mas, quando o assunto é aviação, o título de grandeza máxima não veio de lá. Quem ocupou esse posto foi a Ucrânia, que projetou e construiu o Antonov An-225, o maior avião cargueiro do mundo que impressiona por dimensões absurdas. No entanto, o que por décadas representou a ambição e força da engenharia do país, terminou destruído durante a invasão russa ao território ucraniano, em 2022. Agora, o futuro do maior avião do mundo está dividido entre duas possibilidades dubiamente difíceis de aceitar: reconstruí-lo ou mantê-lo apenas na memória.
Antonov An-225: conheça o maior avião cargueiro do mundo
Batizado de Mriya, "sonho" em ucraniano, o Antonov An-225 foi criado na década de 1980 para transportar um ônibus espacial soviético até o local de lançamento. Para isso, engenheiros pegaram um avião enorme que já existia, o An-124, e o ampliaram em praticamente todos os sentidos, até que ele se tornou o Antonov An-225. A fuselagem foi alargada, as asas foram redesenhadas para comportar seis motores e a cauda recebeu um conjunto duplo de estabilizadores para garantir controle aerodinâmico enquanto carregava grandes cargas. O resultado da ampliação, no entanto, impressiona pelas dimensões gigantescas. Confira:
- 84 metros de comprimento
- 88,4 metros de envergadura
- 32 rodas no trem de pouso
- Capacidade de ...
Matérias relacionadas
Na China, 125 km de água separam 140 milhões de habitantes; a solução: um megatúnel ferroviário
Mais uma vez, temos astronautas presos no espaço; o motivo: um parafuso de 1 centímetro