Governo colombiano irá investigar terceirizada do TikTok por trabalho traumático
Más condições de trabalho e exposição a conteúdo traumático de moderadores foi revelada em reportagem da TIME em outubro
O Ministério do Trabalho da Colômbia abriu uma investigação sobre a empresa Teleperformance, uma terceirizada do TikTok, por condições de trabalho traumáticas e baixos salários além de suposta tentativa de atrapalhar a formação de sindicatos, segundo reportagem da TIME.
CONTEXTO. As condições de trabalho da Teleperformance, que pagava cerca de US$10 por dia para moderadores de conteúdo do TikTok, foram reveladas em reportagem da TIME e do site inglês Bureau de Investigative Journalism em 22.out.2022.
- Segundo a TIME, a Teleperformance emprega
42 milpessoas na Colômbia, sendo uma das maiores empregadoras do país. Uma parte pequena desse montante atua na moderação do TikTok. Essa função, no entanto, os expõe diariamente a vídeos de violência, abuso infantil e abuso sexual.
A abertura da investigação foi anunciada pelo vice-ministro do Trabalho da Colômbia, Edwin Palma Egea, no Twitter. No anúncio, ele diz que a empresa foi notificada e convida trabalhadores a apresentarem provas.
De oficio hemos decidido iniciar una investigación contra @Teleperformance. Les hemos notificado a la empresa e invitamos a todos/as los trabajadores/as y a las organizaciones sindicales del país a que nos alleguen las pruebas sobre presuntas violaciones a las normas laborales. pic.twitter.com/WPTRskH2uV
— Edwin Palma Egea (@PalmaEdwin) November 8, 2022