Uma falha de segurança no serviço Google Fotos expôs vídeos de usuários a estranhos - a empresa está notificando os usuários afetados. De acordo com o site The Verge, o Google teve um problema técnico na ferramenta Takeout, que permite que os usuários exportem seus dados do serviço.
A falha fez com que alguns usuários do Google Fotos recebessem vídeos privados de outras pessoas que usam a plataforma. A companhia enviou e-mail aos usuários afetados, notificando sobre a situação, mas não especificou quantas pessoas foram afetadas pela falha de segurança.
Segundo o site 9to5Google, menos de 0,01% de usuários do Google Fotos que usam a ferramenta Takeout tiveram seus vídeos expostos. O Google Fotos tem hoje mais de 1 bilhão de usuários.
De acordo com a empresa, o problema aconteceu entre 1 de novembro e 5 de novembro do ano passado. "Resolvemos o assunto e estamos conduzindo uma análise profunda para ajudar a prevenir problemas como esse de acontecerem de novo. Lamentamos muito que isso tenha acontecido", disse a empresa em comunicado ao 9to5Google.
1999 - A primeira patente do Google foi registrada em agosto de 1999, e tratava de um mecanismo de proteção de dados para arquivos de áudio, vídeo, texto ou imagens.
Foto: Reprodução/YouTube / Estadão
2001 - A primeira aquisição do Google foi da Deja News, um sistema de busca que encontrava mensagens específicas na plataforma de discussões Usenet. Esse mecanismo era inovador na época por permitir acesso público e fácil, com uma interface simples para os usuários, a debates em fóruns online.
Foto: Divulgação / Estadão
2004 - Um engenheiro turco, funcionário do Google, chamado Orkut Büyükkökten, projetou uma plataforma de relacionamento entre usuários com seu próprio nome e revolucionou a maneira de muitas pessoas interagirem na internet. A rede social -- o Orkut -- foi um sucesso no Brasil e na Índia, e permaneceu ativa por uma década. No entanto, pouco popular nos EUA e na Europa, ela acabou perdendo força e foi superada pelo Facebook.
Foto: Reprodução / Estadão
2010 - O lançamento do primeiro smartphone do Google foi um acontecimento de grandes proporções para o setor. O Nexus One foi, na verdade, produzido pela HTC, e inaugurou uma linha tradicional que sempre teve como característica a alternância de fabricantes e a demonstração de novidades do Android, o sistema operacional para dispositivos móveis da empresa.