Google Discover: Saiba como seguir o 'Estadão' para ficar mais informado
A plataforma do Google agora prioriza notícias do jornal para o usuário que se inscreve na nossa página; veja como fazer
Recentemente, o Google anunciou que o Discover está mais personalizado. Agora, a ferramenta, que funciona como um feed de notícias em celulares e computadores, permite escolher quais sites e criadores seguir, aumentando o controle do leitor sobre que tipo de conteúdo deseja receber.
Para seguir o Estadão, basta estar conectado a uma conta Google, rolar o feed do aplicativo do Google ou da página inicial do Chrome no celular até aparecer um conteúdo do "Estadão" e tocar no botão Seguir. Dessa forma, o usuário passará a receber, de forma direta, os conteúdos do jornal. Também é possível acessar o link direto do perfil do jornal por meio deste link.
Lançado em 2018, o Discover é uma ferramenta que funciona com base no comportamento online do usuário, definindo a notícia que pode ser mais relevante para determinado perfil. Diferentemente da barra de pesquisa, o usuário se depara com uma seleção de links feitas pelos algoritmos da companhia, que podem ser do interesse dele. Assim, o Discover fica mais inteligente cada vez que o usuário interage com determinada informação, mapeando os padrões de preferência do seu consumidor.
As escolhas do Discover são exibidas tanto no app do Google para celulares, como na página inicial do Google Chrome. Nos celulares Android, as informações também são exibidas quando o usuário desliza o dedo da direita para esquerda na página inicial. No entanto, embora funcione a partir dos gostos dos usuários, a ferramenta não permitia acompanhar veículos específicos — isso mudou com a nova atualização.
Segundo o Google, "muitas vezes, é difícil acompanhar todos os artigos, vídeos e publicações nas redes sociais, especialmente quando se trata de várias fontes e plataformas diferentes". A ferramenta é uma forma de conectar o usuário às suas fontes preferidas.
No entanto, é importante destacar que a novidade não acaba com o algoritmo do Discover, que costuma colocar o leitor em contato com diferentes sites e fontes. A mudança anunciada pela companhia é apenas uma forma de aumentar a personalização do feed. Além dos veículos e sites, o Discover permite também acompanhar publicações de Instagram, X e YouTube Shorts das páginas que o usuário decidir seguir.
Além de funcionar como um filtro de personalização, a nova ferramenta do Google pretende ajudar sites e criadores a impulsionarem seus conteúdos de forma orgânica. Com a possibilidade de serem seguidos, os conteúdos não ficam dependentes apenas do algoritmo.
*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani