PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Golpes com Desenrola Brasil usam IA para atingir mais vítimas

Inteligência artificial é usada para criar textos e avatares para perfis falsos, bem como anúncios em sites promovendo golpes com o programa Desenrola Brasil

22 ago 2023 - 17h42
(atualizado às 21h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O programa Desenrola Brasil está se tornando, cada vez mais, uma boa isca para golpes por cibercriminosos. Aberta há pouco mais de um mês, a iniciativa de renegociação de dívidas vem limpando o nome de milhões de brasileiros, mas também gerando ondas diárias de fraudes que, agora, contam com uma ajuda da inteligência artificial para se tornarem mais efetivas.

Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash / Canaltech

De acordo com dados da Redbelt Security, o fluxo de golpes envolve a criação média de 10 perfis por dia no Facebook e 17 no Instagram, todos visando os interessados no programa. Segundo a consultoria especializada em segurança, a IA é utilizada na criação de textos mais verossímeis para estes espaços, assim como na geração de imagens de perfil exclusivas.

Esse segundo aspecto ajuda a dar mais aparência de legitimidade aos contatos e também vem aparecendo em sites dedicados a roubar dados ou obter pagamentos fraudulentos em nome do Desenrola Brasil. O objetivo, segundo a Redbelt, é tornar as ações mais humanizadas e mais difíceis de se rastrear, uma vez que as fotos são originais e não aparecerão em sistemas de busca reversa, por exemplo.

Basta uma busca rápida pelo Desenrola Brasil para encontrar dezenas de perfis, postagens e grupos fraudulentos em busca de vítimas para golpes envolvendo a renegociação de dívidas (Imagem: Captura de tela/Canaltech)
Basta uma busca rápida pelo Desenrola Brasil para encontrar dezenas de perfis, postagens e grupos fraudulentos em busca de vítimas para golpes envolvendo a renegociação de dívidas (Imagem: Captura de tela/Canaltech)
Foto: Canaltech

"Essa abordagem tem se mostrado eficiente para dar credibilidade ao site falso", explica William Amorim, especialista em cibersegurança da consultoria. "Os criminosos se aproveitam da popularidade do programa e da angústia das pessoas inadimplentes para atrair suas vítimas, prometendo benefícios e facilidades que não existem [e induzindo] ao fornecimento de dados bancários, informações pessoais e pagamentos."

A inteligência artificial também resolve algumas vulnerabilidades comuns em golpes desse tipo, com a criação de falas convincentes para os sites e perfis falsos, sem que eles sejam copiados de espaços oficiais, o que também reduz a possibilidade de rastreamento e identificação da fraude. "Muitas vezes, os golpes eram reconhecidos devido aos erros de português nas páginas fraudulentas. Com a IA, os textos são mais elaborados e podem ser até personalizados, o que torna os perfis mais convincentes", completa Amorim.

Desenrola Brasil: como identificar os golpes?

A calma e a atenção são os principais atributos usados para identificar golpes envolvendo o programa de renegociação de dívidas. Ao buscar informações ou aderir a iniciativa, o usuário deve sempre garantir que está acessando o site oficial da iniciativa, cujo domínio principal é www.gov.br/desenrola ou caixa.gov.br/desenrola.

Recebeu uma proposta boa demais para ser verdade? É golpe. "Desconfie de sites ou contatos que prometem zerar dívidas rapidamente, solicitando dados pessoais ou pagamentos", explica Amorim, indicando que não há como quitar as pendências a partir de intermediários ou prestadores de serviços. Não existem, também, taxas para acelerar as ações do Desenrola Brasil ou obter descontos especiais.

Manter antivírus e outros softwares de segurança instalados no computador e smartphone também ajuda na proteção, já que tais programas ajudam a identificar sites e apps fraudulentos. Contatos diretos feitos por mensagem de texto, principalmente pelo WhatsApp, também devem ser ignorados, com o acesso ao Desenrola Brasil sendo feito apenas por sites oficiais.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade