Fábio Coelho: "É preciso uma abordagem responsável e ambiciosa da IA"
Durante o evento Resenha do Gab, que aconteceu em SP com um grupo de empresários, o presidente do Google Brasil e Vice-Presidente global do Google Inc falou sobre os impactos da Inteligência Artificial na sociedade e no mercado de trabalho
"Como a Inteligência Artificial vai impactar o mundo?" Pergunte ao Google! Foi exatamente essa a estratégia de Gabriel Kawali, criador da Resenha do Gab, quando trouxe Fabio Coelho, CEO do Google Brasil e Vice-Presidente global do Google Inc. para um bate-papo com mais de 300 convidados em São Paulo.
Bate-papo com Fabio Coelho, CEO do Google Brasil
O Sky Hall Terrace Bar em São Paulo foi o palco do encontro que debateu os rumos do mercado de trabalho com esta nova ferramenta. "O Google está trabalhando para ajudar o Brasil a crescer com a IA. Nosso foco é aliar a tecnologia com o bem-estar da sociedade."
Neste sentido, para Fabio, a grande novidade é o acesso da população à Inteligência Artificial: "O Chat GPT que é da Open IA fo i o primeiro a colocar isso nas mãos das pessoas, que transmitiu ao cidadão elemento generativo. Assim, as pessoas podem criar e compor determinados conteúdos", explica.
Ver essa foto no Instagram
"IA requer uma abordagem responsável e ambiciosa", diz Fabio
O empresário ressalta que a questão desta tecnologia tem abrangência mundial. "É uma questão geopolítica", destaca. Fabio lembra que o Senado americano está favorável diante da relevância do tema. "O Senado dos EUA entendeu que ou fazem isso, se debruçam sobre o assunto, ou os asiáticos, mais especificamente, a China sai na frente com vantagens competitivas sustentáveis".
Ele explica que, como tudo, existem os pontos negativos e os positivos. "Olham o lado negativo do ia, mas temos que ter uma abordagem responsável e ambiciosa da IA".
Sobre o bom uso desta ferramenta, ele destaca a utilização na área da saúde, identificando com antecedência quando uma pinta poderá se tornar um carcinoma: "Imagina uma pessoa que está no interior do Amazonas e com uma foto é possível identificar se a pintinha pode ser um carcinoma ou não. Isso nao vai substituir o medico, mas mostra como a IA pode ser útil."
IA no Judiciário
Fabio Coelho também ressaltou a importância da Inteligência Artificial no Poder Judiciário, com o objetivo de tornar mais ágil o trâmite de processos. Em reunião com o ministro Luís Roberto Barroso foi abordada a possibilidade de uma ferramenta capaz de analisar e resumir processos, além de buscar precedentes. "Vai substituir o advogado? Não, pois há processos parados sem ninguém que assuma e dê celeridade", conclui.