PUBLICIDADE

Estudo revela propriedade analgésica na maconha equivalente à morfina

Já era sabido o potencial analgésico da Cannabis, no entanto, a pesquisa descobriu o alívio da dor sem efeitos colaterais negativos

4 jun 2024 - 16h18
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Em 2022, cerca de 17,7 milhões de pessoas nos EUA relataram usar maconha diariamente ou quase todo dia
Em 2022, cerca de 17,7 milhões de pessoas nos EUA relataram usar maconha diariamente ou quase todo dia
Foto: iStock / Jairo Bouer

Pesquisadores da Universidade de Ciências da Saúde do Arizona descobriram que cinco terpenos (substâncias presente na maioria dos vegetais) encontrados na maconha são tão eficazes quanto a morfina no alívio da dor neuropática crônica.

O estudo foi publicado na revista Pain. A combinação desses terpenos com a morfina ainda melhorou o alívio da dor sem efeitos colaterais negativos.

Alguns estudos anteriores demonstraram que a planta Cannabis sativa e os seus dois canabinoides primários, o tetrahidrocanabinol, ou THC, e o canabidiol, ou CBD, podem ser eficazes no tratamento da dor crônica; no entanto, os efeitos são geralmente moderados e podem vir acompanhados de efeitos colaterais psicoativos indesejados.

"Descobrimos que os terpenos são realmente bons no alívio de um tipo específico de dor crônica, com efeitos colaterais baixos e controláveis", disse o pesquisador principal John Streicher, em um comunicado à imprensa.

Rsultados

Os terpenos, compostos que conferem aroma e sabor às plantas, foram testados individualmente e comparados com a morfina.

A equipe de pesquisa descobriu que cada terpeno reduziu a dor em níveis próximos ou acima do efeito máximo da morfina. Quando os terpenos foram combinados com morfina, os efeitos analgésicos de todas as cinco combinações aumentaram significativamente.

"Nenhum dos terpenos tinha risco de recompensa, o que os torna um baixo risco de dependência", disse Streicher. "

Segundo ele, parte do fator de confusão é que os terpenos têm um cheiro muito bom e é difícil disfarçar esse aroma, então as pessoas podem estar tendo o efeito psicossomático do tipo placebo.

Os pesquisadores agora investigarão se os terpenos podem bloquear o potencial de recompensa da morfina e, ao mesmo tempo, aumentar seu potencial de alívio da dor.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade