PUBLICIDADE

Estrelas e planetas "escondidos" podem aparecer durante eclipse; saiba quando

Vênus, por sua luminosidade, e Júpiter, por sua posição, serão facilmente visíveis para observadores

2 abr 2024 - 10h54
(atualizado às 10h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Um eclipse solar total ocorrerá no dia 8 de abril, visível para países da América do Norte, enquanto o Brasil se mantém de fora. Durante o fenômeno, corpos celestes exibirão detalhes normalmente ofuscados pela luz.
Eclipse total ocorre na próxima segunda-feira (8)
Eclipse total ocorre na próxima segunda-feira (8)
Foto: Justin Dickey/Unsplash

Um eclipse solar total ocorrerá no dia 8 de abril, sendo visível para alguns residentes do México, EUA e Canadá. Durante o fenômeno, a sombra da Lua em determinadas regiões cobrirá completamente o Sol, prometendo escuridão em pleno dia.

Apesar do Brasil ficar de fora do evento cósmico, a configuração do céu durante o eclipse promete servir lindas fotos, já que detalhes normalmente ofuscados pela luz do Sol poderão aparecer e se destacar.

Por exemplo, Vênus, por sua luminosidade, e Júpiter, destacando-se pela sua posição próxima ao canto inferior direito do Sol, serão facilmente visíveis para os observadores localizados na faixa da sombra do eclipse.

Marte, Saturno, a oeste do Sole Mercúrio, ao leste, também devem aparecer no céu, além da estrela Sirius, no sudeste do céu.

Como a Nasa acompanha meteoros e o perigo deles para a Terra? Como a Nasa acompanha meteoros e o perigo deles para a Terra?

Eclipse causou alerta

Centenas de escolas nos EUA fecharão temporariamente devido ao evento nos céus.

As autoridades temem que a  escuridão causada pelo eclipse possa apresentar riscos aos estudantes e outros residentes locais, já que existe a expectativa de um aumento no fluxo de pessoas deslocando-se para áreas boas para a observação do evento.

Além disso, algumas regiões mostram  preocupação com a capacidade de resposta dos serviços de emergência diante do grande influxo de espectadores. Em eclipses, lesões oculares podem acontecer em quem observa o fenômeno diretamente, na ilusão de que os raios de luz estariam mais fracos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade