Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estamos consumindo tanta madeira que a maior tribo isolada do planeta está a um passo de viver numa cidade

No cerne da tragédia está uma verdade que os Mashco Piro repetem quando gritam do lado de lá: eles não querem contato

16 jul 2025 - 11h23
(atualizado em 16/7/2025 às 09h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Ainda existem tribos isoladas no planeta que defendem seu território com unhas e dentes. Possivelmente, o caso mais extremo é o da trincheira montada em Sentinela do Norte, na Baía de Bengala, mas não são os únicos. Em geral, as poucas tribos restantes desse tipo conseguiram escapar do "exterior" mantendo-se fiéis ao seu modo de vida. O problema é que estão recebendo uma série de visitas muito perigosas.

E em alguns casos, estão diretamente roubando seu "esconderijo".

Última resistência

A história foi contada em duas extensas reportagens no The Guardian e n'O Globo. Vinte e cinco anos atrás, a antropóloga Beatriz Huertas seguia os passos de um povo invisível no coração da Amazônia peruana. Os Mashco Piro, o maior grupo indígena isolado do planeta, apareciam nas margens dos rios, pegavam bananas e desapareciam na selva. Desde então, sua história tem sido de resistência silenciosa diante de ameaças cada vez mais letais: extração de madeira legal e ilegal, tráfico de drogas, doenças trazidas por invasores e mudanças climáticas que alteram os ciclos de vida da floresta.

Apesar de o Peru proteger parte de seu território, as concessões madeireiras concedidas ao lado e dentro de suas zonas de trânsito levaram a uma coexistência forçada e violenta. A expansão da área protegida, aprovada há quase uma década para evitar esses confrontos, nunca foi implementada. O resultado é uma selva onde os Mashco Piro vivem em constante alerta e onde até mesmo justiceiros indígenas como Romel ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Drones israelenses em Salvador? Entenda como novo sistema de monitoramento vai funcionar

Eduardo Paes rebate acusação da BBC de inflar números de espectadores no show de Lady Gaga, em Copacabana

Elon Musk deu a entender seu próximo objetivo: "Os países que não fabricarem seus próprios drones serão estados vassalos"

O mundo está cheio de aposentados que observam obras nas ruas e eles estão sendo profissionalizados e contratados na Itália

Como uma lavadora de alta pressão soviética: Rússia tem caminhão com turbojato de caça para limpar seus tanques

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade