Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos e Europa enfrentam uma inevitabilidade: mais cedo ou mais tarde, China será líder mundial em chips

Entre 2018 e 2023, 475 mil artigos dedicados ao design e à fabricação de chips foram publicados em todo o mundo Artigos chineses estão entre os mais citados, o que garante sua qualidade

2 mai 2025 - 21h18
(atualizado em 2/5/2025 às 19h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Por enquanto, não há nada que indique que a chegada de Donald Trump à Casa Branca alivie a tensão entre EUA e China. A estratégia do novo governo americano em muitas frentes é muito diferente da defendida pelo governo de Joe Biden (a guerra na Ucrânia é uma delas), mas, no que diz respeito à China, a priori nada muda. E não muda porque a nação liderada por Xi Jinping é a única com capacidade de disputar a supremacia mundial com os EUA.

Em 2022, o governo então liderado por Joe Biden reconheceu abertamente em seu documento de estratégia de segurança nacional de outubro daquele ano que a China tem capacidade e recursos para desafiar os EUA por sua posição de liderança mundial. Muitas das sanções implementadas pelo governo americano e seus aliados visam desacelerar o desenvolvimento da indústria de semicondutores da China devido ao profundo impacto que isso tem em sua capacidade científica, econômica e militar. Mas a China está apostando cada vez mais alto.

China lidera a pesquisa de chips com vantagem esmagadora

Atualmente, o maior desafio enfrentado pela indústria de semicondutores da China é o desenvolvimento de equipamentos de litografia ultravioleta extrema (UVE), semelhantes aos produzidos pela empresa holandesa ASML. As sanções dos EUA e da Holanda impedem esta empresa de vendê-los aos seus clientes chineses, e este equipamento é necessário para produzir circuitos integrados de ponta em larga escala e a um custo competitivo.

Neste momento, o único caminho que a China ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Não importa se você apaga suas mensagens no WhatsApp, o Google as salva de qualquer maneira: Procurador-Geral europeu descobriu isso da pior maneira possível

China prepara xeque-mate para os EUA: terá seu próprio equipamento de litografia UVE para fabricar chips em 2025

Governo de Singapura revelou quais empresas estão envolvidas no fornecimento de GPUs NVIDIA para a DeepSeek

Google compra Wiz por US$ 32 bilhões: a maior aquisição da história da empresa gira em torno da segurança cibernética

Uma ex-executiva histórica do Google quase apagou o e-mail que a convidava para trabalhar na empresa. Ela abriu por engano e hoje é multimilionária.

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade