Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esculturas de 11.000 anos podem ser cena narrativa mais antiga do mundo

Arqueólogo acredita que desenhos vistos na Turquia deviam ser homenagens a personalidades importantes da comunidade ou figuras históricas

8 dez 2022 - 18h00
Compartilhar
Exibir comentários
Na imagem, um homem segura o próprio pênis enquanto leopardos se aproximam
Na imagem, um homem segura o próprio pênis enquanto leopardos se aproximam
Foto: K. Akdemir / Cambridge University Press

Arqueólogos descobriram esculturas desenhadas em pedra que podem contar a narrativa mais antiga do mundo. O local onde está inscrita tem 11.000 anos e fica em Sayburç, no sudeste da Turquia. 

Os dois painéis em que estão os desenhos retratam pessoas interagindo com animais perigosos. Em um deles, um homem agarra o próprio pênis enquanto leopardos se aproximam dos dois lados. Já o outro painel mostra um homem agachado enfrentando um touro, enquanto segura um chocalho ou uma cobra.

Tanto os dentes dos leopardos quanto os chifres do boi são enfatizados e destacam o perigo nas cenas.

Ainda que artes assim tenham sido encontradas em outros locais da região, as imagens de Sayburç são únicas porque parecem estar relacionadas entre si. Os dois painéis estão um ao lado do outro, o que cria uma ideia de progressão, e as imagens são semelhantes: apresentam alguém que enfrenta animais perigosos. 

Local das esculturas tem 11.000 anos e data do período Neolítico
Local das esculturas tem 11.000 anos e data do período Neolítico
Foto: K. Akdemir / Cambridge University Press

“Essas figuras, gravadas juntas para retratar uma narrativa, são os primeiros exemplos conhecidos de uma cena tão holística”, afirmou o arqueólogo Eylem Özdoğan, da Universidade de Istambul.

Ruínas do passado 

A descoberta foi feita durante escavações em Sayburç, que tiveram início em 2021. Elas revelaram que o lugar era habitado no Neolítico, no nono milênio a.C (antes de Cristo). Esse foi um período de transição importante, porque as pessoas estavam deixando de ser caçadores-coletores para viverem da agricultura, com residências de longo prazo.

Vários edifícios residenciais também foram encontrados, com grande estrutura comunal. “Este edifício tem todas as características das estruturas comunais da região. Nesta estrutura, como em outras semelhantes, foram encontradas imagens animais e humanas. No entanto, aqui as figuras características do período coexistem e formam uma cena”, comentou Özdoğan. 

O arqueólogo acredita que as figuras retratadas podem ser de personagens importantes para aquela comunidade agrícola, como personagens históricos ou figuras míticas. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade