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Eletrônicos

Saiba como fabricantes de TVs estão vendendo a ideia do 3D

1 abr 2010 - 17h52
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O mundo dos bens de consumo eletrônicos prospera com base nas últimas novidades. E este ano, o posto cabe aos televisores 3D. No passado vistas como tecnologia excêntrica e sem grandes perspectivas, as imagens em 3D ganharam espaço devido à popularidade de "Avatar", e agora fabricantes de televisores estão em uma corrida para oferecer imagens tridimensionais caseiras.

A Samsung lança em abril no mercado brasileiro sua família de TVs 3D Full HD
A Samsung lança em abril no mercado brasileiro sua família de TVs 3D Full HD
Foto: Zumo Notícias

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A Samsung Electronics vai lançar 15 modelos de TVs 3D, com um comercial tridimensional criado pela mesma produtora técnica que realizou o popular filme de James Cameron.E da mesma forma como nos anos 50, quando a tecnologia era popular nas salas de cinema do país, óculos especiais - bem diferentes das velhas versões em papel, mas também bem mais caros - são requeridos para desfrutar plenamente da experiência visual.

Apesar de todos esses avanços, a Samsung sabe que, dados os preços salgados, os consumidores precisam sentir que não estarão comprando um fenômeno transitório. Assim, a empresa formou parceria com a Dreamworks Animation e a banda pop Black Eyed Peas, e está conversando com estúdios de Hollywood e outras empresas sobre a criação e oferta de conteúdo em 3D para consumo doméstico.

Os fabricantes de TVs estão apostando no 3D. Existem projeções de que os consumidores comprarão entre 3,5 milhões e quatro milhões de aparelhos, ou cerca de 10% das vendas de televisores nos Estados Unidos em 2010. Mas a projeção pode ser otimista. Tecnologias diferentes e incompatíveis também significam que os óculos 3D de um fabricante, por exemplo, não funcionem com modelos de outra marca.

"Os óculos custam US$ 150 a mais, e isso torna caro convidar os amigos para assistir ao Super Bowl, a menos que a festa seja do tipo 'traga seus óculos 3D compatíveis'", disse Ross Rubin, analista do NPD Group, uma companhia de pesquisa de mercado.

Tim Baxter, presidente da Samsung Electronics America, afirmou que o setor de eletrônica estava trabalhando em um padrão unificado, mas admitiu que isso não surgiria de imediato. Mesmo assim, ele disse que a Samsung acreditava que o 3D estivesse lançando uma era na qual "a experiência de assistir TV será mais ativa e participativa".

Ele disse que os televisores de alta definição, que podem funcionar em 2D ou 3D com o simples premir de um botão, se baseiam em experiência anterior da Samsung com essa tecnologia. As pesquisas demonstram que 90% dos consumidores norte-americanos estão cientes da tecnologia mas que menos de um terço deles a haviam experimentado.

"Vendemos duas mil unidades em menos de duas semanas", disse Baxter. Os dois primeiros modelos, de 46 e 55 polegadas, já estão nas lojas, e os demais chegarão ao mercado em 60 dias, disse. O modelo mais vendido é o mais largo, afirmou, porque "os pioneiros na adoção tendem a preferir telas maiores".

A Panasonic também lançou televisores 3D, e criou um programa de divulgação nacional da nova tecnologia nos Estados Unidos. Este mês, a LG Electronics começará a produzir sua série Infinia de televisores 3D. Os comerciais de 30 segundos, criados pela agência Young & Rubicam, estão sendo veiculados durante as transmissões das finais do basquete universitário norte-americano.

A LG anunciou que seus televisores 3D devem chegar às lojas em maio ou junho. Os produtos concorrentes da Sony surgirão em junho.A Samsung investirá US$ 100 milhões este ano no marketing e publicidade dos produtos 3D. A campanha inclui um show do Black Eyed Peas no Madison Square Garden, Nova York, em 10 de março.

Para o principal comercial da linha, a Samsung contratou o diretor de câmera Mauro Fiore, que emprega a tecnologia de câmeras 3D usada em "Avatar". O comercial de 30 segundos foi criado pela agência Leo Burnett, em Chicago.

O comercial mostra uma família diante de um grande aquário. O pai estende um dedo e separa um bloco de água, contendo peixes multicoloridos, e o carrega para casa, depositando-o no televisor Samsung 3D. Enquanto a família se acomoda no sofá, uma arraia nada para fora do televisor.

"A imagem é tão real que o menino estende a mão para tocar o peixe", diz Bob Price, diretor de criação da Leo Burnett. Uma versão de 15 segundos do filme foi veiculada durante a cerimônia do Oscar este ano. A campanha plena entrou no ar em 21 de março, e os comerciais devem ser veiculados em diversos programas de horário nobre. Os comerciais também serão veiculados em canais de cabo, e uma versão em papel será veiculada nas revistas Architectural Digest, Entertainment Weekly, ESPN Magazine e outras.

Peggy Ang, diretora de marketing da Sony, disse que a empresa anunciaria online em sites de esportes e entretenimento, e que estava estudando sites de jogos. A Samsung está no Facebook e sua página no site recebeu 130- mil visitas depois do comercial veiculado no Oscar. A empresa também planeja veicular o comercial em cinemas Imax e convencionais, antes da exibição de filmes 3D.

A Samsung está em busca de parcerias com estúdios de cinema, redes de TV a cabo e outros, para obter conteúdo, disse Ang, prevendo que "o conteúdo em 3D proliferará, porque o setor vê seu potencial".

Tradução: Paulo Migliacci ME

The New York Times
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