Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"É verdade, Grok?": a IA não é 100% precisa em verificar informações históricas

Um tuíte em tom irônico acompanhado de uma fotografia foi o catalisador de outro debate acalorado no X

31 ago 2025 - 11h15
(atualizado em 31/8/2025 às 09h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Uma imagem de uma família humilde espanhola dos anos 1950 se tornou recentemente o epicentro de uma polêmica viral no X. A fotografia acabou desencadeando a histeria de muitos usuários, uma comoção provocada pela confiança cega nas respostas de uma inteligência artificial, neste caso a do Grok. Mais um exemplo de que verificar informações históricas com IA tem suas complicações.

Tudo começou quando o usuário @kritikafull publicou uma fotografia em preto e branco de uma família em condições de pobreza, acompanhada da seguinte frase em tom irônico: "Com Franco, vivíamos melhor". A imagem gerou milhares de visualizações, mas também despertou o interesse de muitos usuários que duvidaram que a fotografia tivesse sido tirada na Espanha e acabaram recorrendo ao Grok, como tem sido comum recentemente na rede social, para verificar a informação.

Uma resposta problemática

O Grok identificou erroneamente a fotografia como uma imagem tirada durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, atribuindo-a ao fotógrafo Walker Evans e afirmando que mostrava a família Burroughs. Essa resposta se replicou massivamente em dezenas de publicações, que acumularam milhares de visualizações, transformando o erro em uma aparente verdade que serviu para desacreditar a publicação original.

A usuária @ropamuig37, que se descreve em seu perfil como historiadora, decidiu verificar os fatos por meio de uma busca reversa de imagens no Google Lens. O resultado a levou diretamente ao arquivo fotográfico da ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Crianças pobres crescem com telas, enquanto ricos pagam milhares de dólares para que seus filhos leiam, diz relatório

Europa e Japão trabalham lado a lado no maior avanço técnico da humanidade: o reator de fusão nuclear

Era dos petroestados está chegando ao fim: China é o primeiro "eletroestado" do mundo, e não por causa de sua moralidade climática

Sortudo recebe de seu tio sets de Lego com 40 anos de idade — e apenas um dos conjuntos já vale 300 euros

Não se engane com a cara de pet: filhote selvagem resgatado em SC esconde mutação genética raríssima

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade