Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Disfarçada de carga, camper traz cama, cozinha e até câmeras

24 set 2025 - 12h16
(atualizado em 24/9/2025 às 07h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Qualquer pessoa que já dormiu em uma van camper ou motorhome em um lugar sem vigilância sabe que a sensação de insegurança aparece em algum momento. Mas, se você dorme dentro de uma carreta que simula um monte de paletes empilhados e ainda conta com um sistema de videomonitoramento, a situação muda de figura.

Foi exatamente isso que fez Steve Walls, aventureiro, amante da natureza e youtuber: ele construiu sua própria camper disfarçada de carga, nada atraente para quem pensa em roubar.

Discrição acima de tudo

Por fora pode até parecer uma gambiarra, mas Steve investiu bastante tempo (e dinheiro) para transformar o que parece um monte de paletes em um espaço para dormir, cozinhar e observar sem ser visto.

Com painéis de madeira compensada, ele ergueu as paredes internas dessa minicasa, que pode ser rebocada pelo seu Toyota RAV4. Não é o Ford Bronco que os EUA usaram nos anos 90 como veículo de escuta, mas tem seu valor.

Para se proteger da umidade e do frio, Steve usou plásticos como se fossem uma membrana. Não faz milagre e, quando chove, acaba entrando um pouco de água. Por dentro, há o básico para passar a noite: uma pequena cama, uma mesa onde fica o "sistema de videomonitoramento" e onde também é possível cozinhar, já que essa minicaravana conta com uma bateria LFP (lítio-ferrofosfato) e um inversor de corrente que permitem usar até uma panela elétrica. O design ainda deixa a luz natural entrar pelo teto.

Essa bateria também alimenta o sistema de câmeras, algo que Steve ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Gigante dos refrigerantes entra no café e desafia a Nestlé

Itália, Alemanha, Suécia e Finlândia fizeram algo que parecia impensável: lançar seus caças em busca de aviões russos

A Ucrânia possui um laboratório de pesquisa com dezenas de quilos de urânio enriquecido; já realizou 70 bombardeios

O preço de resistir ao futuro: a Volkswagen perderá cerca de R$ 32 bilhões porque a Porsche não quer desligar seus motores

Hibakujumoku: as árvores que sobreviveram a bombas atômicas

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade