Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Desenhos misteriosos aparecem em plantação em Ipuaçu (SC)

Círculos conhecidos como agrolifos foram vistos por moradores da região; outros casos semelhantes já aconteceram na mesma cidade

4 out 2022 - 15h02
(atualizado às 15h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Agroglifo registrado nessa terça-feira (4)
Agroglifo registrado nessa terça-feira (4)
Foto: Ademar Gonçalves, Portuga / ND

Um agroglifo, ou seja, um círculo misterioso visto de cima em cortes de plantações, apareceu na manhã desta terça-feira (4) em uma lavoura de trigo em Ipuaçu, no oeste catarinense. O município, que fica a 538 km da capital Florianópolis, já é conhecido pelo aparecimento desses fenômenos. 

Segundo o site local ND Mais, o morador conhecido por Dirceu Fumagalli, que mora próximo a região, relatou que chegou em casa na noite desta segunda-feira (3), por volta das 22h, e não viu nada até o momento em que foi dormir. Mas quando acordou, às 6h30, viu o desenho na plantação e algumas pessoas que chegavam para olhar. 

Para o físico Diego Debastiani, o ponto de início dos desenhos é nas marcas deixadas pelos tratores nas plantações. Isso indicaria a ação humana, porque graças aos traços seria mais difícil identificar as pegadas das pessoas ao entrarem na plantação. 

Essa foi a segunda vez que um desenho apareceu na mesma plantação. A diferença é que, da primeira vez, havia sido no lado oposto. Ela fica próxima do perímetro urbano da cidade, ao lado de um loteamento. 

A Prefeitura de Ipuaçu informou que não iria se manifestar sobre o caso.

Outros casos de agrolifos na região Sul

O primeiro registro de agroglifos em Santa Catarina aconteceu em 2008 e, a partir de então, houve mais três aparições. Já a última vez do ocorrido aconteceu no dia 6 de novembro de 2011, em uma propriedade a três quilômetros do centro da cidade de Ipuaçu. 

A pequena comunidade de Toldo Velho foi local da primeira vez em que aconteceu, em 2008. Com 19 metros de diâmetro localizados a 25 metros do asfalto no dia 9 de novembro de 2008, os círculos agitaram as suposições sobre objetos voadores não identificados (OVNIs) na cidade.

Enquanto alguns moradores diziam ter visto uma luz no céu, outros acreditaram ser brincadeira de crianças. O fenômeno transformou  o turismo na cidade e levou cerca de 2.000 visitantes ao local para visitação no mesmo ano.

Os círculos tinham formas bem definidas e não existia marcas ou qualquer rastro de pneu até o local onde eles estavam. “Os círculos eram delimitados por uma faixa com plantas de pé, sem sinais de qualquer amassamento, seguidas por outra faixa de plantas amassadas, derrubadas de maneira uniforme e em sentido horário”, afirmou ao ND Mais o ufólogo Ivo Hugo Dohl.

Em 29 de outubro de 2009, Ipuaçu foi notícia com o aparecimento de mais agroglifos. O desenho apareceu em forma de seta também em uma plantação de trigo, com 44 metros de comprimento, da base à ponta.

Em 2010, também no mês de novembro, círculos foram encontrados novamente em lavouras de Ipuaçu. Apesar de ser o mesmo fenômeno, dessa vez a repercussão não foi tão grande.

Por fim, em 2011, novos círculos apareceram, e de novo em Ipuaçu. No dia 6 de novembro, em uma propriedade a 3 km do centro da cidade surgiram não só círculos, mas também desenhos em forma de fechadura. Os círculos tinham de 1,5 metro até 24 metros de diâmetro.

Apenas mais um relato foi registrado em outubro de 2015, em Prudentópolis, no Paraná, mas não se sabe muito sobre ele. 

Várias teorias são propostas sobre agroglifos, de fenômenos naturais como redemoinhos a farsas feitos pelo homem até extraterrestres e até mesmo ser obra de outros animais. A explicação mais plausível, no entanto, é que a maioria deles é feita por ação humana.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade