Coreia do Norte afirma que Golden Dome dos EUA aproxima o mundo de uma guerra espacial nuclear
Pyongyang definiu o projeto do escudo antimísseis em órbita como "o auge da arrogância e prepotência"
O escudo antimísseis que Donald Trump quer colocar na órbita terrestre desencadeou uma reação contundente do regime de Kim Jong-un. O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte classificou o projeto Golden Dome como "o auge da arrogância e prepotência", segundo a mídia estatal norte-coreana.
O gabinete de Pyongyang acusa Washington de estar "obcecado em militarizar o espaço sideral" e adverte que a iniciativa poderia desencadear "uma corrida armamentista nuclear e espacial em nível global", transformando a órbita terrestre em "um potencial campo de guerra nuclear".
O que é o Golden Dome
O Golden Dome é um escudo antimísseis que, apesar do nome inspirado no Domo de Ferro de Israel, usaria múltiplas camadas de detecção e interceptação "por terra, mar e espaço", incluindo uma rede de sensores e interceptadores posicionados em órbita, como uma constelação de satélites.
O projeto é tão ambicioso que, segundo o anunciado por Trump e seu secretário de Defesa, Pete Hegseth, representaria um "investimento geracional". A Casa Branca mencionou 175 bilhões de dólares ao longo de três anos para que esteja operacional antes de 2029. Já o Escritório de Orçamento do Congresso estima que apenas os interceptadores espaciais poderiam custar até 542 bilhões de dólares, com um prazo de implementação de duas décadas.
A promessa é ambiciosa: um escudo capaz de derrubar mísseis hipersônicos, balísticos e de cruzeiro avançados, mesmo que lançados do outro lado do mundo ou do espaço, ...
Matérias relacionadas