Cientistas simulam inverno nuclear e crise alimentícia foi pior do que o esperado
Impacto na agricultura teria efeitos severos na economia e no abastecimento de alimentos
Você sabia que um conflito nuclear poderia desencadear uma crise global muito mais grave do que se imagina? É isso o que afirmam os pesquisadores daPenn State University! Eles realizaram uma pesquisa usando o modelo agroecossistema Cycles para prever quais seriam os impactos de uma guerra nuclear nas plantações globais. Os resultados das simulações revelaram que o bloqueio da luz solar causado pelo conflito poderia reduzir a produção de milho em até 87%, o que ameaçaria a segurança alimentar mundial. A solução dada pelos cientistas diante desse cenário preocupante, no entanto, é bem mais simples do que se imagina. A seguir, descubra quais foram as principais descobertas e o que fazer em caso de mega desastres.
O que é o inverno nuclear?
Você sabe o que é o inverno nuclear? Só de ouvir falar dá um certo medo e apreensão, mas isso na verdade nunca aconteceu. O inverno nuclear é um cenário hipotético que pode ocorrer após uma guerra nuclear em grande escala. Nesse cenário, a fumaça e a fuligem geradas pelas explosões e incêndios intensos subiriam à atmosfera, o que bloquearia a luz do sol e causaria uma queda significativa na temperatura global. Como consequência, a baixa temperatura prejudicaria as plantações, ameaçando a produção agrícola e, consequentemente, a segurança alimentar no mundo inteiro.
Para entender melhor como o inverno nuclear impactaria a humanidade, os pesquisadores da Penn State foram além da teoria. Eles usaram modelos para entender como esse cenário ...
Matérias relacionadas