PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cientistas "cozinham" cheesecake com impressora 3D e lasers

Planejando o futuro da gastronomia comandada por softwares, cientistas dos EUA usam impressora 3D e lasers de alta precisão para cozinhar o cheesecake perfeito

22 mar 2023 - 12h39
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a popularização das impressoras 3D, diferentes iniciativas já imprimem comidas prontas e, às vezes, o produto final tem uma cara duvidosa. Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, chegou ao que seria a receita ideal de um cheesecake — tradicional torta doce de queijo que é normalmente coberta por calda de frutas vermelhas. O detalhe é que o equipamento, além de imprimir, ainda cozinha a massa com lasers de alta precisão.

A fórmula do cheesecake perfeito foi publicada na revista NPJ Science of Food com o intuito de discutir as novas possibilidades da cozinha e o futuro da culinária controlada por softwares. Afinal, estamos falando de um processo que pode ser escalonado e, um dia, irá possibilitar a fabricação de alimentos idênticos em massa.

"O uso de software para combinar e cozinhar ingredientes permite que um chef controle mais facilmente o teor de nutrientes de uma refeição, o que pode levar a refeições mais saudáveis e personalizadas", afirmam os autores. Neste ponto, uma das grandes limitações é que a tecnologia, hoje, demanda o uso de ingredientes ultraprocessados, como biscoitos e creme de avelã. Mais investimentos e inovações serão necessários para que se alcance estes objetivos.

Qual é a receita ideal do cheesecake impresso?

Foto: Rodrigo Azevedo Frazão Rodrigokvera/Pixabay / Canaltech

No experimento, a equipe de pesquisadores tentou diferentes formas de montagem e cozimento do cheesecake. Em comum, todas as tentativas usaram as mesmas sete tintas alimentares comestíveis:

  • Biscoitos do tipo graham crackers;
  • Manteiga de amendoim;
  • Creme de avelã;
  • Purê de banana;
  • Geleia de morango;
  • Pasta de cereja;
  • Cobertura.

Segundo os autores, a melhor estratégia de preparo da sobremesa envolve o uso do biscoito como o ingrediente básico para cada camada da torta doce. Além disso, o creme de avelã e a pasta de amendoim funcionaram bem como base para outros ingredientes mais maleáveis. Nestes dois quesitos, a montagem não fugiu do padrão mais tradicional de doces.

O resultado final é um pouco diferente da imagem que temos de um cheesecake, mas pode ser considerada ainda uma sobremesa apetitosa visualmente. No entanto, os autores não divulgaram nada envolvendo o sabor desse preparo tão futurista.

Futuro da cozinha com a impressão 3D

Para além do experimento, Jonathan Blutinger, engenheiro mecânico e principal autor do estudo, comenta: "Como a impressão 3D de alimentos ainda é uma tecnologia incipiente, ela precisa de um ecossistema de apoio a indústrias, como fabricantes de cartuchos de alimentos, arquivos de receitas para download e um ambiente para criar e compartilhar essas receitas".

Apesar dos desafios impostos pelo presente, não é difícil de imaginar que, no futuro, as cozinhas — ao menos as industriais — serão completamente remodeladas. Diante dessa nova realidade, fornos, fogões e micro-ondas serão substituídos por equipamentos controlados por software, dotados de impressora 3D e lasers de alta precisão.

A seguir, confira as diferentes tentativas dos pesquisadores em montar um cheesecake perfeito:

Fonte: NPJ Science of Food e Universidade Columbia    

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade