Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: berçário de tartarugas no PA se prepara para desova

21 jun 2010 - 10h22
(atualizado às 11h26)
Compartilhar

No final do primeiro semestre do ano começam os preparativos para a desova da tartaruga da Amazônia, também conhecida como tartaruga verdadeira (Podocnemis expansa) no tabuleiro de Monte Cristo, um local de preservação de répteis, localizado entre as cidades de Itaituba e Aveiro, no Pará.

O tabuleiro de Monre Cristo, no pará, é conhecido como berçário da tartaruga da Amazônia
O tabuleiro de Monre Cristo, no pará, é conhecido como berçário da tartaruga da Amazônia
Foto: Arquivo Pessoal / vc repórter

Todos os anos, no mês de junho, o tabuleiro começa a ser limpo e preparado para receber as milhares de tartarugas que saem do rio Tapajós para colocarem seus ovos nas areias das praias de Monte Cristo. Segundo o técnico ambiental do Instituto Chico Mendes (ICMBio), em Itaituba, Manuel Pereira de Souza, estima-se que cerca de 1 milhão de filhotes nasceram no local, somente entre os meses de dezembro de 2009 e janeiro deste ano.

O técnico trabalhou doze anos auxiliando na desova e nascimento de tartarugas em Monte Cristo. Ele conta que, antigamente, os cuidados das tartarugas estavam sob responsabilidade da cidade de Itaituba. A partir do começo da década de 1990, o trabalho no tabuleiro passou para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Santarém. Ele ainda auxiliou no trabalho do instituto, nos anos de 2007 e 2008.

De acordo com Souza, agora no mês de junho o nível do rio Tapajós começa a abaixar: é o momento de deixar "tudo limpo, arrumar a praia, capinar o mato, deixar a terra preparada para receber os ovos das tartarugas".

Para a coordenadora de pedagogia do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico da Universidade Federal do Pará (CPADC/UFPA) e professora de ciências, Regina Lucierene Macedo de Oliveira, assistir aos filhotes saindo dos ovos e indo para o rio é "um espetáculo incrível e emocionante". Regina costuma levar crianças das escolas de Itaituba para acompanhar o nascimento das tartarugas da Amazônia, como projeto de educação ambiental e de feiras de ciências.

A tartaruga da Amazônia é um quelônio de água doce, e, quando adulta, pode chegar a pesar 60 kg, e medir de 90 cm de comprimento a 60 cm de largura.

O internauta Deusdette, de itaituba (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra