vc repórter: berçário de tartarugas no PA se prepara para desova
No final do primeiro semestre do ano começam os preparativos para a desova da tartaruga da Amazônia, também conhecida como tartaruga verdadeira (Podocnemis expansa) no tabuleiro de Monte Cristo, um local de preservação de répteis, localizado entre as cidades de Itaituba e Aveiro, no Pará.
Todos os anos, no mês de junho, o tabuleiro começa a ser limpo e preparado para receber as milhares de tartarugas que saem do rio Tapajós para colocarem seus ovos nas areias das praias de Monte Cristo. Segundo o técnico ambiental do Instituto Chico Mendes (ICMBio), em Itaituba, Manuel Pereira de Souza, estima-se que cerca de 1 milhão de filhotes nasceram no local, somente entre os meses de dezembro de 2009 e janeiro deste ano.
O técnico trabalhou doze anos auxiliando na desova e nascimento de tartarugas em Monte Cristo. Ele conta que, antigamente, os cuidados das tartarugas estavam sob responsabilidade da cidade de Itaituba. A partir do começo da década de 1990, o trabalho no tabuleiro passou para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Santarém. Ele ainda auxiliou no trabalho do instituto, nos anos de 2007 e 2008.
De acordo com Souza, agora no mês de junho o nível do rio Tapajós começa a abaixar: é o momento de deixar "tudo limpo, arrumar a praia, capinar o mato, deixar a terra preparada para receber os ovos das tartarugas".
Para a coordenadora de pedagogia do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico da Universidade Federal do Pará (CPADC/UFPA) e professora de ciências, Regina Lucierene Macedo de Oliveira, assistir aos filhotes saindo dos ovos e indo para o rio é "um espetáculo incrível e emocionante". Regina costuma levar crianças das escolas de Itaituba para acompanhar o nascimento das tartarugas da Amazônia, como projeto de educação ambiental e de feiras de ciências.
A tartaruga da Amazônia é um quelônio de água doce, e, quando adulta, pode chegar a pesar 60 kg, e medir de 90 cm de comprimento a 60 cm de largura.
O internauta Deusdette, de itaituba (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.