vc repórter: alunos de SP criam projeto de portão ‘anti-inundação'
Os estudantes de uma equipe do curso de robótica do Sesi de São Carlos, no interior de São Paulo, desenvolveram com o auxílio de peças do brinquedo Lego um projeto que tem como objetivo minimizar os danos causados pelas enchentes e alertar os moradores em caso de situações de risco.
O projeto faz parte do programa First Lego League (FLL), um concurso global de robótica promovido pela marca de brinquedos Lego, que tem como objetivo desenvolver o interesse das crianças e adolescentes por áreas como ciência e tecnologia. Este ano, o tema da competição são as “Fúrias da Natureza”.
Para atender ao desafio, um grupo misto de alunos da 7°, 8° e 9° ano do ensino fundamental usou as peças de Lego para montar a maquete de uma residência com um portão com sistema de vedação entre a estrutura e o piso da garagem, visando evitar a passagem da água.
Além do portão “anti-inundação”, foi desenvolvido um alerta criado com base nos sistemas de segurança de residências que emite um sinal aos moradores e à Defesa Civil caso os sensores detectem que o nível da água atingiu nível alarmante.
De acordo com Alexandre Bueno, que monitora a equipe Asimov, responsável pelo projeto “anti-inundação”, a ideia é minimizar as perdas humanas e materiais causadas pelas chuvas, evitando também o contágio dos moradores por doenças infecto-contagiosas transmitidas pela água.
First Lego League (FFL)
Participam da First Lego League (FFL) jovens com idades entre 9 e 15 anos. O programa utiliza temas baseados em desafios para engajar os estudantes na solução de problemas. O objetivo é desenvolver o trabalho em equipe, o espírito esportivo, a ideia de aprendizado contínuo e o envolvimento com a comunidade.
Entre outubro e novembro, devem ocorrer as etapas regionais e em dezembro serão realizadas as etapas estaduais – cada fase é eliminatória, e as equipes vencedoras vão sendo selecionadas para a disputa nacional e para o Mundial nos Estados Unidos e os Abertos da Europa e da Ásia, realizados entre abril a junho de 2014.
Enquanto não começam as etapas regionais, a equipe trabalha para que o projeto não vá parar “no fundo de uma gaveta”. “Neste sábado, o projeto será apresentado em uma feira industrial na cidade de Porto Ferreira, e iremos inscrevê-lo em um congresso de tecnologia da Unicamp”, conta Bueno.
O internauta Alexandre Bueno, de São Carlos (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.