Uma taça de vinho por dia remodela a flora intestinal, segundo estudo

Estudo levou participantes consumir 250 ml de vinho tinto todos os dias, durante três semanas, e revelou que a bebida pode remodelar a flora intestinal

7 fev 2023 - 16h46

Segundo um estudo publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition, uma taça de vinho merlot por dia pode ajudar a remodelar a flora intestinal e ainda traz benefícios ao coração. Para chegar a essa descoberta, o grupo de pesquisadores analisou a situação de 42 pacientes com doença arterial coronariana.

No experimento, os participantes foram conduzidos a consumir 250 ml de vinho tinto (com 12,75% de concentração alcoólica e produzido com uva merlot) todos os dias, durante três semanas. Para fins de comparação, o grupo também foi levado a fazer abstinência de álcool por três semanas, depois.

Os pesquisadores analisaram a microbiota intestinal e os metabólitos presentes no plasma (metaboloma plasmático), como resultado da metabolização de compostos químicos e alimentos. A partir disso, foi possível notar que a microbiota intestinal sofreu remodelação significativa após o período de consumo do vinho, com predominância dos gêneros Parasutterella, Ruminococcaceae, Bacteroides e Prevotella — essenciais ao funcionamento do organismo.

O grupo de cientistas também apontou mudanças significativas no processo que garante o equilíbrio das moléculas oxidantes e antioxidantes. lsso quer dizer que a bebida evita o chamado estresse oxidativo.

Por que o vinho faz bem para a saúde?

Foto: Microgen/Envato / Canaltech

A conclusão do estudo é que essa modulação da microbiota intestinal pode contribuir para benefícios cardiovasculares do consumo moderado de vinho tinto. No entanto, o próprio grupo alerta que o consumo excessivo de álcool por dia é maléfico e está associado a aumentos na mortalidade por cânceres, acidentes e mortes violentas.

Anteriormente, uma equipe internacional revisou 22 estudos e descobriu que as pessoas que consomem 800 miligramas de flavonoides (um tipo de polifenol encontrado no vinho) por dia alcançam um risco de morte 24% menor. Esses produtos químicos presentes no vinho protegem as células dos danos causados por moléculas instáveis chamadas radicais livres, que estão associadas a doenças cardíacas e risco de câncer, e foram propostas como uma razão potencial para os efeitos supostamente positivos da bebida em questão.

Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition via Agência FAPESP