PUBLICIDADE

Telescópio Hubble registra galáxia anã com nebulosa brilhante

10 mai 2012 - 17h58
Compartilhar

O telescópio espacial Hubble, projeto da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), fez observações detalhadas da galáxia anã NGC 2366. Ela abriga uma brilhante nebulosa de formação estelar e está perto o suficiente para os astrônomos discernirem suas estrelas individuais.

A faixa estrelada na imagem obtida pelo Hubble é a parte central da galáxia. Sua característica mais evidente é a grande nebulosa visível na parte direita da imagem, a recentemente listada galáxia NGC 2363.O redemoinho amarelado, logo ao lado, não é parte da nebulosa. É uma galáxia espiral muito mais longe, cuja luz brilha através da NGC 2366.A NGC 2366 e a NGC 2363 estão localizadas cerca de 10 milhões de anos-luz, na constelação Camelopardalis, conhecida como A Girafa.

Ainda que a NGC 2366 seja pequena para o padrão das galáxias, ela abriga diversas estrelas azuis gigantes. Na região de formação de estrelas rica em gases, a radiação ultravioleta das estrelas azuis estimula o gás hidrogênio, que as faz brilhar.

Com filtros verdes e infravermelhos, a nebulosa apresenta um tom azulado na imagem, mas sua cor verdadeira é em tons de vermelho. Apesar de as imagens do Hubble serem capazes de identificar as estrelas individuais da galáxia, a NGC 2366 é muito distante para ser vista a olho nu.

Com informações da Nasa e da ESA.

A NGC 2366 está próxima o suficiente para se identificar estrelas individuais
A NGC 2366 está próxima o suficiente para se identificar estrelas individuais
Foto: Nasa/ESA / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade