PUBLICIDADE

Itália se prepara para semana mais quente do ano

Temperaturas devem ultrapassar os 40ºC em várias cidades

18 jul 2022 - 15h44
Compartilhar
Exibir comentários

Diversas cidades da Itália devem registrar temperaturas acima dos 40ºC nesta semana, em meio à intensa onda de calor que atinge a Europa Ocidental.

    Dos 27 municípios monitorados pelo Ministério da Saúde italiano, cinco já estão em alerta vermelho: Bolzano e Brescia, no norte, e Florença, Latina e Perúgia, no centro do país.

    Esse número deve subir para nove na próxima quarta-feira (20), com o acréscimo de Bolonha e Gênova, na parte setentrional da península, e Rieti e Roma, na Itália Central.

    "Essas condições podem nos acompanhar até quase o fim do mês", disse nesta segunda-feira (18) Antonio Sanò, diretor e fundador do site de meteorologia Il Meteo. "Muito provavelmente, está será a semana mais quente do ano", acrescentou.

    Nos próximos sete dias, quase todas as regiões italianas devem ter céu ensolarado, com possibilidade de breves temporais apenas nos Alpes e nos Apeninos, cordilheiras do extremo-norte e do centro do país, respectivamente.

    Esse cenário pode piorar a estiagem que já atinge diversas partes da Itália, como as bacias dos rios Pó e Tibre.

    As ondas de calor se caracterizam por temperaturas elevadas por vários dias consecutivos, frequentemente associadas a forte irradiação solar e falta de ventilação. Essas condições climáticas podem representar riscos para a saúde da população, especialmente idosos, doentes crônicos, crianças e grávidas.

    Apenas em Espanha e Portugal, mais de mil pessoas já morreram em função da atual onda de calor, mas a Itália ainda não forneceu nenhuma estimativa do tipo. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade