Sempre nos disseram que arrumar a cama logo ao acordar é bom para a nossa produtividade; há outro problema
Não é preguiça, mas sim conscientização
Apesar de associado à produtividade, arrumar a cama logo ao acordar pode prejudicar a saúde. O hábito retém o calor e a umidade do suor, criando o ambiente perfeito para a proliferação de ácaros que se alimentam de pele morta e causam alergias. Para evitar o problema, especialistas recomendam ventilar o quarto, abrir as janelas e deixar a cama desfeita por cerca de uma hora antes de arrumá-la, permitindo que os lençóis respirem.
As redes sociais estão repletas de vídeos motivacionais que sugerem uma boa rotina matinal para aproveitar ao máximo o seu dia. Muitos destacam a importância de arrumar a cama logo cedo, pois o cérebro interpreta isso como a primeira conquista do dia. Mas cuidado: isso pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Não é um fator determinante para que o seu dia flua bem, e, além disso, é um hábito que os ácaros adoram.
O ideal, na verdade, é abrir as persianas, deixar a cama bem aberta, ventilar o quarto e só arrumar a cama depois de cerca de uma hora. Se você precisar sair de casa antes disso, pode deixar a cama desarrumada até voltar. Não há problema nenhum nisso.
Um verdadeiro criadouro de ácaros
Como o próprio nome sugere, os ácaros vivem na poeira. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, eles não se alimentam dela. Na verdade, alimentam-se de matéria orgânica, como restos de insetos, unhas ou descamações da pele. Essa última é algo que temos em abundância e que liberamos em grande quantidade enquanto dormimos e nos esfregamos nos lençóis.
Se somarmos a isso o fato de que os colchões costumam acumular bastante poeira, percebemos que as camas são um verdadeiro parque de diversões para esses ácaros. Além disso, a umidade proveniente do suor e da nossa respiração favorece ainda mais a sua proliferação.
É melhor uma cama desarrumada do que uma rinite alérgica
Se arrumarmos a cama logo ao acordar, acabamos retendo essa umidade, proporcionando aos ácaros um ambiente confortável...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.