Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ciência

Publicidade

Um mosquito de apenas dois milímetros de comprimento é o responsável pelo surto do vírus Shamonda na França

No entanto, ainda há muita pesquisa a ser feita

29 out 2026 - 09h37
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A França registrou a primeira infecção humana fatal pelo vírus Shamonda, transmitido na natureza por mosquitos de dois milímetros. Antes considerado estritamente animal e restrito a áreas da África e Japão, o patógeno causou encefalite mortal em um paciente imunocomprometido. Pesquisadores investigam se o contágio ocorreu via transfusão de sangue, o que levou cientistas a reavaliarem o potencial zoonótico do vírus diante de sua recente e alarmante disseminação pelo continente europeu.
Imagens | OMS
Imagens | OMS
Foto: Imagens | OMS / Xataka

Até alguns meses atrás, o vírus Shamonda era considerado um patógeno estritamente animal, detectado esporadicamente em algumas áreas da África e do Japão desde a década de 1970. Contudo, seu recente e rápido surgimento no continente europeu mudou o paradigma epidemiológico, exigindo o desenvolvimento de diferentes estratégias para mantê-lo sob controle.

A origem

Um caso alarmante surgiu na semana passada, com a detecção da primeira infecção humana por esse vírus na França, especificamente pela variante europeia SHAV-EU1. Isso levou a uma reavaliação do seu potencial zoonótico e, sobretudo, chamou a atenção para o modo de transmissão, que é um inseto medindo apenas alguns milímetros.

Este caso incomum já foi relatado pela prestigiada revista Nature e envolve um caso de encefalite fatal em um paciente francês que estava gravemente imunocomprometido após receber um transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas no mês anterior. Até então, as autoridades haviam descartado completamente a possibilidade de o vírus afetar humanos. Agora, essa hipótese teve que ser questionada.

O suspeito

A forma exata como esse paciente contraiu a doença ainda está sob investigação. No entanto, os pesquisadores que atualmente se dedicam a este caso sugerem que a infecção pode ter ocorrido por meio de uma transfusão de sangue em um contexto de extrema vulnerabilidade, e não por meio de uma picada direta em um ambiente natural.

Na natureza, o principal suspeito de disseminar a doença é o mosquito ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Quanto mais estudamos a mente dos corvos, mais claro fica que a sua inteligência supera o que imaginávamos

Especialistas em nutrição concordam: cebolas que apresentam brotos verdes são perfeitamente seguras para o consumo

As grandes empresas de tecnologia têm milhares de placas da Nvidia guardadas em suas caixas, porque não têm onde conectá-las

Carl Jung, psiquiatra: "O homem que envelhece deveria saber que existe um processo interno e implacável que força a restringir sua vida"

Na Espanha, uma empresa quer utilizar a energia irradiada pelos data centers para aquecer as residências

Xataka
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra