Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Réptil raro de 111 anos vira pai na Nova Zelândia

27 jan 2009 - 20h43
(atualizado em 27/1/2009 às 11h15)
Compartilhar

Um exemplar raro de tuatara (sphenodon punctatus) - pequena espécie de réptil exclusiva da Nova Zelândia - se tornou pai aos 111 anos nesta segunda-feira depois de superar o tratamento contra um câncer. Henry pertecence ao último grupo de representantes da ordem Sphenodontia, que surgiu durante o período triássico, uma espécie considerada pelos especialistas como "fóssil vivo". As informações são da EFE.

Lagarto de 111 anos vira pai na Nova Zelândia:

A companheira do longevo lagarto, que reside no zoológico de Southland desde 1970, deu à luz onze filhotes, confirmou a diretora da instituição à agência local NZPA.

A fêmea Mildred, que tem entre 60 e 70 anos, engravidou em março de 2008 logo após o companheiro superar com êxito o tratamento contra um tumor que o impedia de procriar. Os ovos foram depositados em uma incubadora até que as primeiras crias rompessem as cascas.

A tuatara é um réptil com cerca de 60 cm de comprimento e o seu aspecto lembra um dinossauro, por isso a descrição como "fóssil vivo". Os especialistas consideram um milagre a espécie ter sobrevivido durante milhões de anos sem grandes alterações evolutivas. Atualmente, a tuatara só é encontrada na ilha de Moutohora e no norte da Nova Zelândia.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra