Quatro astronautas voltam à Terra após seis meses no espaço - e contam do que sentiram falta
Tripulação incluía primeira pessoa do mundo árabe a passar um tempo prolongado em órbita
Quatro astronautas retornaram à Terra na manhã desta segunda-feira, 4, após uma estadia de seis meses na Estação Espacial Internacional. A cápsula da Space X deles caiu de paraquedas no Oceano Atlântico, na costa da Flórida (EUA).
Estão de volta os astronautas da agência espacial americana (Nasa) Stephen Bowen e Warren "Woody" Hoburg, o russo Andrei Fedyaev e o sultão al-Neyadi dos Emirados Árabes Unidos, a primeira pessoa do mundo árabe a passar um tempo prolongado em órbita.
Antes de partirem da estação espacial, eles disseram que desejavam banhos quentes, xícaras de café fumegantes e o ar do oceano. A volta para casa foi adiada um dia por causa do mau tempo nos locais de aterrissagem, mas, no final, proporcionou um show espetacular no meio da noite, enquanto a cápsula cruzava o céu sobre o Cabo Canaveral em direção a uma aterrissagem perto de Jacksonville.
Os astronautas disseram que era incrível estar de volta. "Você tem uma sala cheia de pessoas felizes aqui", comunicou o Controle da Missão da Space X pelo rádio.
Acidente do foguete em Alcântara: 'Estadão' acessa documentos inéditos da investigação; ouça podcast"Alcântara: O desastre espacial brasileiro" fala da apuração do incêndio, há 20 anos, e detalha perícia nos destroços do VLS, projetado para ser o 1º veículo brasileiro a entrar em órbita
A espaçonave indiana pousou perto do polo sul da Lua, uma área que várias nações cobiçam porque contém água na forma de gelo em crateras permanentemente sombreadas
Pela primeira vez um lançamento dos EUA é feito com cada vaga ocupada por um país