Pesquisadores encontram cerâmica mais antiga do mundo na China
Cientistas encontraram fragmentos de cerâmica com cerca de 20 mil anos no sul da China, o que leva pesquisadores a concluírem que o material é o mais antigo do mundo. Segundo o jornal britânico The Guardian, a data mostra que a cerâmica já era usada por tribos de caçadores-coletores 10 mil anos antes de surgir a agricultura.
A pesquisa, feita por cientistas americanos e chineses, questiona o surgimento da cerâmica durante a última Era do Gelo, que pode trazer novas explicações para a criação deste material, disse Gideon Shelach, da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel. "O foco da pesquisa precisa mudar", afirma.
"Estamos muito empolgados com o que encontramos. O papel é o resultado dos esforços feitor por gerações de estudantes", disse a professora de arqueologia e museologia na Universidade de Pequim, Wu Xiaohong. "Agora podemos explorar por que existia cerâmica naquele determinado período, quais as utilidades dos vasos, e que papel eles tinham na sobrevivência dos seres humanos", explica.