Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Pesquisadores australianos criam teste de datação para vinhos

22 mar 2010 - 12h17
(atualizado às 12h41)
Compartilhar

Pesquisadores australianos criaram um teste para determinar a idade dos vinhos graças ao carbono-14, que permite definir com exatidão o ano de engarrafagem, o que evitará fraudes no envelhecimento da bebida.

O teste, inventado pela Universidade de Adelaide, usa a diferença entre o carbono-12 e o carbono-14, dois isótopos presentes no gás carbônico absorvido por frutas como a uva. O carbono-12 é estável enquanto o carbono-14 é radioativo e sua quantidade varia dependendo dos anos.

A equipe mediu os níveis de carbono-14 no açúcar fermentado de 20 vinhos australianos de 1958 a 1997. Depois comparou os resultados com as mostras radioativas da atmosfera e conseguiu determinar o ano exato de cada vinho.

Estabelecer a idade do vinho com o mesmo rigor que a de um fóssil é um caminho para evitar fraudes no envelhecimento dos vinhos caros, que representam em torno de 5% do mercado. Mas, por enquanto, o teste é difícil e caro, porque requer um aparelho sofisticado: um espectrômetro de massas com acelerador.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra