Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

'Perdi US$ 100', diz Hawking sobre aposta da 'Partícula de Deus'

Compartilhar

O físico britânico Stephen Hawking comentou nesta quarta-feira em entrevista à BBC a descoberta de uma nova partícula que possivelmente é o bóson de Higgs, a chamada "partículas-Deus" ou "partículas de Deus". Ela ainda brinca que possivelmente perdeu US$ 100 de uma aposta com o professor Gordon Brawn, da Universidade de Michigan (EUA), já que Hawking não acreditava na existência do bóson.

Nascido na cidade inglesa de Oxford em 8 de janeiro de 1942, Stephen Hawking sempre acreditou que a ciência era seu destino.  Para comemorar o 70º aniversário do físico mais famoso da atualidade, o Terra preparou uma galeria especial sobre a sua trajetória
Nascido na cidade inglesa de Oxford em 8 de janeiro de 1942, Stephen Hawking sempre acreditou que a ciência era seu destino. Para comemorar o 70º aniversário do físico mais famoso da atualidade, o Terra preparou uma galeria especial sobre a sua trajetória
Foto: Divulgação / AFP

Qual é a origem da expressão 'partícula de Deus'?

Do elétron ao bóson de Higgs: veja a evolução da Física de Partículas

Preços da Ciência: veja quanto custa o acelerador de hádrons

Veja 33 dúvidas sobre astronomia

"Peter Higgs merece o Nobel", diz o pesquisador, ao se referir ao teórico escocês que previu a existência do bóson. O anúncio de que uma nova partícula foi descoberta, possivelmente a "partícula de Deus" (novos testes são necessários para confirmar a descoberta) foi feito hoje, em uma conferência na Austrália, pelo Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) baseado em resultados do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o maior acelerador de partículas do planeta.

O bóson de Higgs

O escocês Peter Higgs previu em um artigo publicado em 1964 no periódico científico Physical Review Letters que é uma partícula o que dá massa à matéria. Chamada de bóson de Higgs, em homenagem ao britânico, ela é mais conhecida como "partícula-Deus" ou "partícula de Deus" (esse segundo mais no Brasil) e seria a última peça no quebra-cabeça do Modelo Padrão, a teoria que descreve as partículas elementares.

Segundo o Modelo Padrão, os bósons são as partículas que interagem com outras e criam as forças fundamentais - forte e fraca, que atuam no núcleo atômico, e eletromagnética (há ainda a gravidade, para a qual alguns teóricos defendem existir o gráviton, ainda não comprovado). Higgs afirmou que a massa não seria das próprias partículas, mas resultado da ação de um bóson que reage mais com umas do que com outras.

Como isso ocorre? Os físicos explicam que as partículas colidem com o bóson de Higgs e ficam mais lentas, o que lhes dá massa - e isso difere elas das partículas de pura energia, como o fóton. Algumas colidem mais, outras menos, e isso explica a diferença na massa.

Tendo como primeiro objetivo achar o bóson de Higgs, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) construiu o LHC, um dos experimentos científicos mais caros da história.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra