Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Estudo sugere que pássaros contribuíram para evolução viral

16 out 2012 - 15h20
Compartilhar

Um estudo publicado na revista mBio, da Sociedade Americana de Microbiologia sugere que genomas de pássaros estão criando um "quebra-cabeças" com sequências de DNA de vírus. Análises dessas sequências virais, também conhecidas como endógeno retrovírus (ERV, na sigla em inglês), podem fornecer ideias de como hospedeiros e vírus se envolveram com o passar do tempo.

"Examinamos a evolução do retrovírus das aves com base nos fósseis de três genomas aviários que foram completamente sequenciados", informaram os autores do estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e Universidade de Uppsala, na Suécia. Analisando os ERVs de galinhas, perus e mandarins, os autores descobriram que pássaros funcionam como uma espécie de estufa da evolução viral nos tempos antigos.

Cientistas sabem há tempos que o genoma humano, por exemplo, não é humano: assim como quase todos os genomas estudados até hoje, boa parte do DNA que chamamos de "humano" é, na verdade, feito de pró-vírus, sequências que os retrovírus depositaram para tirar vantagem da habilidade das células para copiar DNA e traduzi-los em proteínas. Esses pró-vírus podem tanto ser herdados no DNA que ganhamos de nossos pais, ou podem ser recolhidos durante nosso tempo de vida.

A pesquisa revela que há milhões de anos pássaros eram hospedeiros de diversos tipos de ERVs, servindo como um tipo de "pote para derretimento": um local de mistura onde vírus se recombinavam e dividiam informações genéticas.

Diferentemente de estudos mais antigos de ERVs em galinhas, onde pesquisadores usavam uma seleção de segmentos do genoma, a pesquisa atual usou sequências genômicas completas e encontrou uma grande diversidade de sequências virais em genomas de pássaros, representando os mesmos grupos principais que os mamíferos, mas exibindo uma variedade maior.

"Concluímos que a evolução retroviral aviária difere da de outros vertebrados", escreveram os pesquisadores. "Os retrovírus das aves parecem ter evoluído independentemente do resto dos retrovírus nos últimos 150 milhões de anos", concluíram.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra