Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Estudo: chá verde não ajuda a diminuir a pressão sanguínea

Cientistas contestam eficacia do Chá verde diminuir a pressão sanguínea

7 mai 2010 - 08h49
(atualizado às 09h28)
Compartilhar

O chá verde, em particular, foi relacionado à redução do estresse e da ansiedade, contendo componentes que relaxariam os vasos sanguíneos. Mas quando os cientistas analisaram se ele diminui a pressão, ainda que apenas um pouco, as provas foram muito fracas. Alguns pequenos estudos descobriram que algumas xícaras por dia podem reduzir em certo grau os níveis de pressão sanguínea, mas outros descobriram que o chá não ajuda em nada, podendo até atrapalhar.

Ainda assim, a novidade não é totalmente ruim para quem bebe chá.Em um recente estudo randomizado, financiado parcialmente pelo Departamento de Agricultura americano, cientistas da Universidade Tufts recrutaram 65 homens e mulheres com pressão moderadamente alta que não tomavam medicação. Alguns foram aleatoriamente designados a beber uma xícara de chá de hibisco três vezes ao dia, enquanto outros receberam um chá aromatizado como placebo.

Após seis semanas, o grupo do chá teve uma queda considerável na pressão sistólica - o número mais alto na leitura - em comparação ao grupo do placebo, sugerindo que o chá teve um pequeno impacto.É claro, a repetição é a pedra fundamental da boa ciência, e um só estudo não é o bastante para tirar conclusões. Especialistas afirmam que mais estudos são necessários.

Segundo os cientistas, o chá verde não parece ter muito efeito na pressão sanguínea. O chá de hibisco pode ter potencial.

Tradução: Amy Traduções

The New York Times
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra