Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Especialistas criam clínica para 'chupadores de dedo'

29 jun 2010 - 12h40
(atualizado às 13h29)
Compartilhar

Na última semana, dois ortodontistas britânicos, Mowla-Copley e Neil Counihan, inauguraram uma clínica curiosa em Londres. Chamada de Metamorphosis, a clínica é especializada em atender pessoas que têm mania de chupar o dedo e tem como alvo, em primeiro lugar, as crianças e adolescentes (entre 8 e 18 anos) cujos dentes estão desalinhados por esse motivo.

Apesar de ter como alvo, em primeiro lugar, as crianças e adolescentes (entre 8 e 18 anos), a clínica também trata adultos que têm o hábito de chupar o dedo
Apesar de ter como alvo, em primeiro lugar, as crianças e adolescentes (entre 8 e 18 anos), a clínica também trata adultos que têm o hábito de chupar o dedo
Foto: Getty Images

Mas, por incrível que possa parecer, este hábito também é encontrado em adultos, geralmente de forma privada. Em adultos, a mania de chupar o dedo tende a provocar uma misturava de diversão e reprovação - embora mais adultos do imaginamos mantenham hábitos de "conforto" da infância.

Em reportagem publicada na versão online do jornal britânico The Times, Neil Counihan afirma que o problema com a sucção do polegar é que ele exerce grande pressão na boca, provocando ou agravando problemas dentários. Segundo ele, as características de um atual ou 'ex-chupador' de polegar é que ele tem "dentes salientes" e problemas de mordida, pois os dentes são empurrados para frente e as arcadas superior e inferior não se atendem como deveriam.

"Os ossos das crianças são maleáveis, para facilitar o desenvolvimento do esqueleto da boca e por isso podem ser seriamente afetados", diz Counihan. Além disso, dentes da frente muito salientes são também mais propensos a quebrar.

Mas, segundo os especialistas, os pais não devem se preocupar muito cedo. "Abaixo de 6 anos não há necessidade de fazer nada, pois a maioria das crianças para de chupar o polegar antes de começar a escola, sem prejuízo de seus dentes", diz Mowla-Copley. "O hábito se torna um problema uma vez que os dentes do adulto vêm. Nós não consideramos fazer um tratamento até então", afirma. Adultos que persistem no hábito de sugar o polegar, no entanto, têm pouca probabilidade de escapar de danificar os dentes.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra