Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Cores estão associadas a coisas boas e ruins, aponta estudo

2 ago 2009 - 15h44
Compartilhar

Michelle Achkar

A associação de cores a sentimentos, ações e características boas e ruins já faz parte do conhecimento comum. Basta lembrar o caso de personagens do cinema para verificar que o mocinho sempre está vestido de branco e o bandido com roupas pretas.

Os pesquisadores Gary Sherman e Gerald Clore, da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, realizaram um estudo a fim de investigar a profundidade da associação das cores com tais características. A pesquisa foi publicada pela revista Psychological Science.

Eles selecionaram pessoas de diferentes origens étnicas: 27 brancos, seis asiáticos, três americanos de origem africana e dois estudantes de origem hispânica, todos estudantes da universidade.

Os voluntários participaram de um teste simples no qual tinham de dizer, no menor tempo possível, em que cor estavam escritas diversas palavras. A técnica é normalmente empregada em testes psicológicos e sabe-se que se a palavra azul estiver escrita na cor azul, os pesquisados a identificam muito mais rápido do que se estivesse em outra cor.

As palavras apresentadas eram todas substantivos de condutas morais boas ou ruins, como virtude, honestidade, ou trapaça e pecado, e foram escritas nas cores preta e branca, de maneira aleatória.

Quando palavras boas estavam escritas em preto, os participantes demoraram uma média de 510 milésimos de segundo para apontar a cor. Mas quando foram apresentadas em branco, o tempo caiu pra 480 milésimos de segundo. O mesmo aconteceu com as palavras que apontam comportamentos ruins.

Os pesquisadores querem agora aprofundar o estudo e investigar se os resultados podem ajudar a entender o preconceito racial.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra