Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Cientistas: substância que combate dor deveria ser proibida

7 out 2010 - 12h20
(atualizado às 12h24)
Compartilhar

Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, afirmam que a codeína, substância usada para combater a dor, deveria ser proibida, pois além de não funcionar em algumas pessoas pode ser fatal em outras. As informações são do site da revista New Scientist.

Rafael, a segunda pessoa a receber um transplante facial na Espanha, conversa com repórteres em Sevilha, após alta médica em maio de 2010. <a href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/fotos/0,,OI122264-EI238,00-Homem+recebe+alta+apos+transplante+de+rosto+na+Espanha.html" target="_blank"><b>Leia notícia relacionada</b></a>
Rafael, a segunda pessoa a receber um transplante facial na Espanha, conversa com repórteres em Sevilha, após alta médica em maio de 2010. Leia notícia relacionada
Foto: EFE

A codeína funciona sendo metabolizada em morfina dentro do corpo, mas a extensão desse metabolismo depende da genética de cada pessoa. Segundo editorial publicado por Stuart MacLeod e Noni MacDonald, ambos da universidade, no Canadian Medical Association Journal, o problema é relevante principalmente em crianças. Foram citados exemplos de duas crianças que morreram após receberam codeína depois de cirurgia para retirada das amígdalas.

Outros dois estudos apontam que tóxicos não fatais foram encontrados em crianças amamentadas por mães que tomavam codeína. O Hospital para Crianças Doentes, em Toronto, no Canadá, parou de utilizar codeína, mas cientistas e médicos da Agência de Saúde da Grã-Bretanha disseram que não proibirão o uso.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra