Perseidas: veja imagens da chuva de estrelas cadentes que atingiu seu pico neste fim de semana
Fenômeno é resultado da passagem do planeta Terra pela região do espaço onde estão os detritos deixados por um cometa
A chuva de meteoros Perseidas atingiu seu pico na madrugada deste domingo, 13, permitindo registros de estrelas cadentes em várias partes do mundo. O evento ocorre anualmente quando a Terra, durante seu movimento de rotação em torno do Sol, passa por uma região do espaço em que há detritos deixados por um cometa.
Ao entrar na atmosfera terrestre, esses detritos de cometas - pequenos corpos celestes formados por gelo e poeira que orbitam um sol - sofrem ablação (processo de erosão) por conta da resistência do ar. Isso faz com que formem um "rastro" brilhante, também conhecido como estrela cadente. O evento é mais visível no Hemisfério Norte por conta da posição do radiante de Perseidas.
Veja os registros dos internautas:
Ayer pudimos fotografiar unas cuantas #Perseidas Esta iba directa hacia la osa mayor en su efímero final pic.twitter.com/RRK9TVMlZe
— Joanes (@joanes22) August 13, 2023
Stargazing and trying to capture Perseidas meteor shower from SA. #MeteorShower #Perseidas pic.twitter.com/msbymaY2Lp
— Haritha V Katragadda (@Muggledoc) August 13, 2023
Increíble Estrella Fugaz captada en Directo #Perseidas pic.twitter.com/rvKziEjqe9
— messirvekekw (@GoldStaker) August 12, 2023
#Perseidas pic.twitter.com/HQazlTo5qn
— arinash (@arinashh) August 13, 2023
Trípode, cámara, ajustar ISO, foco, exposición, autodisparador y toda la pesca… para al final que sea el móvil en el palo selfi sobre el coche el que al final las pille. #perseidas #cercedilla pic.twitter.com/fFhIzgB65z
— Óscar Alberto (@Artilaina) August 13, 2023
No Brasil, alguns internautas relataram frustração ao tentar assistir à chuva de estrela cadentes nesta madrugada. "Como era de se esperar, estava nublado", lamentou um usuário do Twitter. "Só apareceram três e bem fraquinhas", disse outra.
O Observatório Nacional comunicou anteriormente que o evento seria visível no Brasil mas em menor intensidade, especialmente nos Estados mais ao Sul. As condições climáticas, como ausência de nuvens e de chuva, também eram essenciais para conseguir assistir à chuva de meteoros.
Acordei 3 horas da manhã desse domingo para ver (tentar) a chuva de meteoros "Perseidas" mas como já era de se esperar,estava nublado. Sábado por volta das 20 horas o céu estava limpo,a constelação do escorpião linda no céu mas na hora dos meteoros,nada! #Perseidas #MeteorShower
— Leonardo Almeida (@joseleoalmeida) August 13, 2023
fiquei acordada no meio da madrugada pra ver a chuva de meteoros. só apareceram 3 e bem fraquinhas, e não tinha nem barraquinha de cachorro-quente. #Perseidas melhorem a performance da próxima vez. ??????????
— Groselha com Limão (@groselha_limao) August 13, 2023