O que há embaixo do gelo da Antártida? Cientistas mapeiam paisagem com vales e cordilheiras
Pesquisadores utilizaram dados de satélite e técnicas de eco-sondagem para mapear uma área de 32 mil quilômetros quadrados de terra sob a vasta camada de gelo
Você já se perguntou como é a paisagem sob o vasto manto de gelo da Antártida Oriental? Cientistas mapearam a paisagem antiga sob o gelo e fizeram algumas descobertas fascinantes, conforme divulgou a Universidade de Durham na terça-feira, 24, no mesmo dia em que o estudo foi publicado na revista Nature Communications.
Liderados pelas universidades de Durham e Newcastle, na Inglaterra, os pesquisadores utilizaram dados de satélite e técnicas de eco-sondagem para mapear uma área de 32 mil quilômetros quadrados de terra sob a vasta camada de gelo. O professor Stewart Jamieson, do departamento de Geografia da Universidade de Durham, é o principal autor do estudo.
"Eles descobriram uma paisagem que parece ter sido formada por rios há pelo menos 14 milhões de anos e possivelmente antes do crescimento inicial do gelo da Antártida Oriental, há cerca de 34 milhões de anos", acrescenta a Universidade de Durham.
"Grande parte do meu trabalho se concentrou na compreensão dos padrões de evolução da paisagem a longo prazo na Antártida", disse Jamieson.
Conforme o estudo, a paisagem foi formada por rios antes da formação do manto de gelo, mas posteriormente modificada pela glaciação local antes de ser dissecada por geleiras na margem de um manto de gelo restrito.
Cientistas encontraram a onda de calor mais intensa já registrada - e foi na AntártidaPesquisadores apontaram aumento de 39ºC na temperatura e descobriram que o calor extremo faz parte, em grande parte, da variabilidade natural da Antártida, embora o aquecimento do clima tenha tido algum efeito